Quantidade de veículos roubados ou furtados cai 43% em Barueri

- 10 de maio de 2017

De acordo com as estatísticas da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-SP), divulgadas no final do mês passado, a cidade de Barueri registrou, no primeiro trimestre deste ano, queda de 43% no número de veículos que foram roubados ou furtados, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Enquanto que, de janeiro a março de 2016, os registros apontam para 189 automóveis subtraídos em Barueri, o mesmo período deste ano computou apenas 107 ocorrências desta natureza.

A redução está diretamente ligada às ações preventivas da Guarda Civil Municipal em conjunto com as demais polícias e à reativação do sistema de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana.

O circuito de vigilância barueriense tem acesso às imagens de cerca de 300 câmeras distribuídas pela cidade, sendo que aproximadamente 20 destas câmeras possuem a tecnologia OCR (sigla em inglês para “reconhecimento óptico de caracteres”), que faz a leitura das placas dos veículos e compara com o banco de dados.

Com a câmera inteligente, se algum veículo roubado ou furtado, ou que esteja envolvido em alguma ocorrência criminal, é flagrado pelo monitoramento, automaticamente há um alerta na central e os operadores acionam a viatura mais próxima do local.

Produtividade
Além da diminuição nas ocorrências de roubo ou furto de veículos, as estatísticas da SSP também mostram que neste ano houve muita produtividade policial na cidade na recuperação de veículos.

A Polícia Civil registrou, no primeiro trimestre deste ano, 94 veículos recuperados em Barueri. Muitas destas ocorrências foram apresentadas pela Guarda Municipal, como na semana entre 28 de abril e 2 de maio, em que a corporação localizou três veículos com queixa de furto ou roubo.

No dia 28 de abril (sexta-feira), pela rua  das  Marias (Parque  dos  Camargos),  um automóvel de marca Fiat/Uno estava estacionado com o emplacamento adulterado, os guardas efetuaram a pesquisa do chassi e constataram a queixa de roubo no município de Campo Limpo.

Um carro de marca Corsa/Wind foi encontrado pela Guarda na  rua Diogo  Antônio  Feijó (Parque  Imperial),  na  terça-feira,  dia 2.  O veículo estava depenado, sem as rodas e sem os bancos. Através de consulta constatou-se que o carro havia sido furtado no município da Lapa.

Também no dia 2, um veículo de marca Citroen estava aberto e estacionado na rua Golfinho (Jardim Paraíso). O automóvel havia sido furtado no município de Barueri no último mês de 2016.

As ocorrências foram registradas no Distrito Policial da cidade e os veículos foram apreendidos e entregues aos respectivos proprietários.

Mais segurança
Os dados oficiais da SSP mostraram que Barueri teve, em 2017, o primeiro trimestre mais seguro em cinco anos. De janeiro a março deste ano, a cidade apresentou redução de 37% nas ocorrências de crimes contra o patrimônio (roubos e furtos).