Programa Meu Futuro é lançado oficialmente

- 10 de maio de 2018

O Teatro Municipal de Barueri (TMB) esteve lotado na manhã da terça-feira (dia 8). É que ele sediou a aula inaugural do Programa Meu Futuro, lançado oficialmente na ocasião. A solenidade de lançamento ocorreu diante dos novos alunos, que iniciaram as aulas no dia seguinte, e de autoridades locais.

Ofertando gratuitamente 11 cursos profissionalizantes totalmente gratuitos e mais de 700 vagas voltadas a pessoas com 18 anos ou mais, o Programa Meu Futuro, criado pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), visa qualificar ainda mais a mão de obra no município.

Atentos à demanda

Conforme explicou o secretário Joaldo – o Magoo -, à frente da SICT, os cursos foram escolhidos com base em pesquisas locais que apontaram as áreas com maior oferta. “No fim do ano passado fizemos um estudo junto ao nosso setor empresarial e também fizemos um diagnóstico junto à nossa Casa do Trabalhador para que pudéssemos identificar quais seriam os cursos que o mercado demanda. Diante dessa crise que se alastrou pelo país nós temos a responsabilidade de investir no nosso trabalhador, para que nosso povo possa ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, justificou Magoo.

“O Meu Futuro é um projeto robusto que demorou pra gente tirar do papel por conta de sua complexidade. É um investimento muito grande que o governo está fazendo para poder investir nesse programa”, disse o secretário. Segundo ele, o projeto compreende 25 cursos, sendo os 11 que abriram turmas agora apenas a primeira etapa.

Já o vice-prefeito e secretário de Obras, Roberto Piteri, destacou diversos serviços que Barueri oferece à sua população e que tornam a cidade diferenciada. Ele incluiu o Programa Meu Futuro nisso, já que significa a preocupação de Barueri com seu povo. “Esses cursos estão sendo oferecidos pra que vocês possam levar com muita seriedade. A porta do trabalho vai ficar mais próxima e acessível a vocês”, disse Piteri.

Prontos para o mercado

O medo de falar em público motivou a jovem Katiana Dourado Biofort a matricular-se no curso de Técnicas de Oratória, pois, além da capacitação, quis aproveitar a oportunidade trazida pelo município. “Acho muito importante esse serviço, a população precisa de qualificação, eu amei esse projeto”, disse.

O professor e coordenador dos cursos técnicos da Assinco – responsável pelas aulas -, Joaquim Carlos da Cruz, garante que os alunos sairão preparados para o mercado de trabalho na área escolhida. “Nós desafiamos quem quer que seja a testar qualquer um dos nossos alunos”, enfatiza. “É um desafio muito grande você pegar uma pessoa que não tem experiência e em 120 horas transformá-la em um profissional apto para o mercado. Eles irão atuar na prática, há muitos exercícios práticos, todos elaborados, todos feitos pensando nesse profissional defronte aos problemas que ele enfrentará”, detalha o professor.

Quem perdeu a oportunidade de ingressar nessas primeiras turmas não deve desanimar. No próximo semestre serão disponibilizadas novas vagas. Fique atento ao site da Prefeitura de Barueri, onde as inscrições serão anunciadas.

Temp Temp Temp Temp