Temp

Ambulatório de Especialidades cria canais remotos para agendamento de retornos

- 10 de julho de 2020

As medidas de prevenção contra o novo coronavírus continuam mais necessárias do que nunca. Pensando na segurança dos munícipes e profissionais de saúde, o Ambulatório de Especialidades de Barueri criou canais remotos para agendamento de retornos, assim o paciente não precisa se deslocar até a unidade.

Os pacientes que precisam agendar retornos a especialistas podem enviar um e-mail para o endereço saúde.especialidadesusuario@barueri.sp.gov.br. Mas atenção, como mencionado o serviço vale apenas para retornos, já que primeiras consultas são agendadas na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Esse novo canal entrou em funcionamento no dia 1º de junho. Até o dia 30 a equipe, composta por 30 profissionais, dentre eles médicos, psicólogos e nutricionistas, já tinham realizado 350 agendamentos e respondido 1.549 e-mails.

Idosos podem agendar por telefone
Além do agendamento por e-mail, a equipe também criou o serviço por telefone voltado exclusivamente a pessoas com 65 anos ou mais. No período de 1 a 30 de junho foram realizados 300 agendamentos nessa modalidade.

O idoso que precisa marcar um retorno telefona para o número (11) 4199-4990 e passa informações como nome completo, data de nascimento e nome do médico com quem precisa se consultar. Esses dados são coletados até o meio-dia, depois são levados ao setor administrativo, que efetua o agendamento. A equipe do Ambulatório retorna a ligação ao usuário com as informações da consulta, por isso é de extrema importância manter os dados do cadastro atualizados no sistema de saúde do município.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Especializada de Barueri, Juliana Pinto Pacheco, os serviços foram criados para garantir a segurança de todos e continuar o trabalho de contenção do vírus. “Fizemos isso para evitarmos aglomerações no momento do agendamento presencial, assim cuidamos da saúde dos usuários da unidade e dos servidores”, afirma a médica. Diversos protocolos preventivos têm sido adotados na unidade.

As atividades do Ambulatório de Especialidades nunca foram interrompidas durante a quarentena, houve apenas suspensão de primeiras consultas não urgentes, que estão sendo retomadas gradualmente em consonância com as UBSs.O crescimento no número de atendimentos fica evidente: em maio foram realizados 3.469 atendimentos na unidade; já em junho esse número quase dobrou, saltando para 6.699.

Temp