Temp

Saúde da criança: prioridade antes mesmo do nascimento

- 10 de outubro de 2017

A saúde da criança é uma prioridade tão grande em Barueri que, mesmo antes de nascer, ela já conta com um cuidadoso aparato que compreende desde a gestação até os seus 14 anos de idade. A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Ações Básicas (CABs), desenvolve ações e disponibiliza serviços que visam a atenção integral à saúde da criança. Começa com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que disponibilizam o pré-natal, o grupo de aleitamento materno, a pediatria, nutricionistas  e o acompanhamento à saúde do adolescente, disponíveis nas 16 UBSs. 

Além disso, há ambulatórios de alto, que acolhem as crianças prematuras ou com algum agravo de nascimento, o ambulatório de genética, o ambulatório de tuberculose infantil, protocolos de atendimento pediátrico, o atendimento nutricional, o atendimento de crianças com alteração neurológica no Caps-i, o centro de saúde funcional para reabilitação, o programa de saúde escolar, a odontologia, o comitê de mortalidade infantil, o Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), dentre tantos outros serviços exclusivos aos pequeninos. 

Dentre as especialidades médicas, destacam-se, além da pediatria, alergologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia e odontologia infantis.