Temp

Vigilância em Saúde alerta sobre vacina contra meningite

- 11 de janeiro de 2019

A Secretaria de Saúde de Barueri, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, comunica que está ciente da dificuldade de alguns cidadãos para a obtenção da vacina contra a meningite em sua rede. O problema tem ocorrido em todo o Brasil, já que o Ministério da Saúde, responsável pela distribuição do imunológico, reduziu o número de doses fornecidas aos municípios brasileiros em até 50%.

De acordo com o Ministério da Saúde, problemas na produção da vacina Meningocócica C têm prejudicado a distribuição do medicamento. Ele não deixou de ser enviado aos municípios, mas não está vindo em quantidades suficientes para suprir toda a demanda, o que justifica a falta da vacina em algumas unidades aplicadoras.

Durante todo o período a Coordenadoria de Vigilância em Saúde de Barueri tem se posicionado junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em busca de solução. De acordo com os órgãos responsáveis, os estoques estão em processo de normalização. Até que isso ocorra, é indicado aos munícipes que busquem informação junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) para saber onde há doses disponíveis.

Assim que o abastecimento for normalizado, a população será prontamente informada. O público-alvo da referida vacina são crianças menores de quatro anos e adolescentes de 11 a 14 anos, dependendo da situação vacinal.