Temp

Conscientização marca celebração do Dia Internacional da Mulher em Barueri

- 11 de março de 2020

O Dia Internacional da Mulher é uma data que simboliza a luta histórica das mulheres para terem condições equiparadas às dos homens. Atualmente simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Pensando em promover um dia de celebração e conscientização, a Secretaria da Mulher de Barueri realizou uma comemoração especial na segunda-feira (dia 9). 

Ao longo do dia diversas atividades gratuitas foram oferecidas para as munícipes de Barueri com o intuito de abranger todas as áreas que envolvem a mulher. Aulas de dança e ginástica trouxeram animação e movimentação para as alunas, enquanto aulas de defesa pessoal mostraram que “rosas também têm espinhos” e que é preciso aprender a se defender sobre qualquer circunstância.  

Palestras e rodas de conversa trouxeram reflexões em temas como iridologia, relacionamentos e ginecologia natural. A palestra sobre comunicação não violenta mostrou uma abordagem para se relacionar de maneira mais autêntica e desarmada, iniciando conversas a fim de transformar as intenções iniciais para criar conexão com o outro, ou seja, desligando o modo de ataque ou defesa que se aprende a utilizar ao longo da vida e permitindo que as vulnerabilidades sejam mostradas. Um tema desafiador, mas que foi encarado com muita maturidade e emoção pelas participantes, em especial para a aluna Ferreira Soraia, que afirmou que a palestra ajudou a mostrar que “todas as mulheres devem ser como o sol, iluminando a vida de todos, mas sabendo do poder que possuem em cada ação que praticam”.  

O bazar do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama e o bazar permanente, bem como a exposição de objetos de desenvolvimento sustável também enriqueceram o evento. Pensando na empregabilidade das mulheres, a Secretaria promoveu workshops de culinária, reparos elétricos e customização de canecas e chinelos. Os veículos do Sebrae e do CIEE (Centro de Integração Empresa – Escola) também estiveram nas dependências da comemoração para incentivar o público feminino a entrar no mercado de trabalho. As mulheres que fizeram inscrições nas duas bases móveis terão seus cadastros enviados para sites em que poderão ter acessos a vagas de CLT, estágio e Jovem Aprendiz. 

Outro destaque foi o workshop, idealizado pela Gestão de Empregabilidade juntamente com a Gestão de Projetos da Secretaria da Mulher, que fechou parceria com o restaurante Outback Alphaville para fornecer uma aula de culinária. O evento aconteceu no espaço gourmet da Secretaria, onde um chefe de cozinha do próprio Outback ensinou pratos como escondidinho de carne, frango e bacalhau, além de outras opções com legumes. O intuito foi auxiliar as mulheres por meio de receitas diferentes, para que elas tenham a sua própria fonte de renda. 

Para deixar as mulheres ainda mais realizadas, a celebração ainda contou com maquiagem, penteados, esmaltação e design de sobrancelhas de forma gratuita. O dia foi finalizado com o show do cantor Samuel Macedo, que trouxe alegria para o encerramento da comemoração. 


Veja mais fotos e assista ao vídeo especial. 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp