Homenagem póstuma dá nome de Coronel Edson a Batalhão da Guarda

- 11 de abril de 2017

Batalhão Coronel Edson Santos da Silva. Este passa a ser o nome do Batalhão da Guarda Municipal de Barueri, uma homenagem ao ex-secretário da Prefeitura e oficial de carreira da PM, falecido em novembro do ano passado (aos 57 anos). Edson liderou entre 2007 e 2012 a pasta do governo municipal que também congrega o Demutran e a Defesa Civil.

“As melhores ideias para a Guarda saíram da cabeça dele. O Edson foi quem soube unir toda a tropa e encaminhá-la para momentos importantes da história da segurança na nossa cidade”, destacou o prefeito de Barueri Rubens Furlan, na solenidade de descerramento da placa de nomeação, na manhã de segunda-feira, dia 10, no prédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

Furlan contou que Edson dedicou seus últimos dias de vida elaborando o projeto de segurança, que foi implantado neste ano na cidade e completou 100 dias exatamente na data da homenagem. “Confiava tanto nele, que, mesmo depois que ele se foi, continuei confiando no trabalho que ele fez. Por essa razão, entendi que não havia ninguém melhor para desenvolver esse projeto, para manter a equipe que ele montou, do que sua esposa - a doutora Regina - que acompanhou todo o processo”, afirmou.

Casada com Edson por 37 anos, Regina Mesquita (secretária de Segurança e Mobilidade Urbana) se emocionou ao agradecer a homenagem em nome dos familiares e dos servidores da pasta. “Uma hora eu vou embora, mas essa placa vai ficar no meu coração e no coração da minha família. E eu tenho certeza que, lá do céu, o Edson também está fazendo uma festa e comemorando esse carinho que foi feito por ele.”

Autor do projeto de lei que deu o nome do saudoso líder ao Batalhão da Guarda, o vereador Allan Miranda salientou que, maior que a reconhecida competência profissional de Edson, era o seu lado humano. “É uma grande honra homenagear uma pessoa como o coronel Edson. Quem o conheceu sabe que essa homenagem é merecida”, comentou o parlamentar.

A solenidade também foi acompanhada por familiares de Edson, vereadores, secretários municipais, membros e comandantes de Guardas Municipais de cidades vizinhas, integrantes do Exército Brasileiro, da Polícia Civil (como o delegado seccional Dejar Gomes Neto) e da Polícia Militar (como o comandante do CPA/M-8 coronel Marcelo Vianna).

Criminalidade cai 26%
De acordo com estatísticas publicadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), Barueri teve neste ano um primeiro bimestre mais seguro dos que nos últimos quatro anos. Em janeiro e fevereiro de 2017, o número de crimes conta o patrimônio (roubo, furto e subtração de veículos) caiu 26% em relação à média dos últimos quatro anos, no mesmo período.

Na comparação apenas com o ano passado, a queda da criminalidade nos dois primeiros meses (os dados de março só são divulgados no fim de abril) foi de 18%, com diminuição nos principais tipos de ocorrências: roubos de veículo (-153%), furtos de veículo (-46%), outros furtos (-24%) e roubos em geral (-18%).

Multas de trânsito caem 41%
O Demutran registrou no primeiro trimestre de 2017 a queda de 41% na quantidade de multas de trânsito, na comparação com o mesmo período do ano passado. O órgão tem apostado na orientação aos motoristas e ampliou o número de operações no fluxo viário, aumentando a fluidez do tráfego e diminuindo o tempo que as pessoas gastam no trânsito.

Defesa Civil reestruturada
Em parceiras com o Corpo de Bombeiros, o efetivo da Defesa Civil tem sido constantemente treinado. Nestes 100 dias os agentes atenderam mais de 200 ocorrências. Já o Resgate e a Ambulância da Defesa Civil realizaram mais de 400 atendimentos emergenciais.

Coronel Edson - mais de mil filhos
Filho de Irene Santos Silva e José Antônio da Silva, Edson Santos da Silva nasceu em Sorocaba e foi casado com Regina Esther Mesquita de Oliveira e Silva, com quem teve três filhos: Rodrigo, Raphael e Mariana. Mas, ao longo de sua vida, teve mais de mil filhos entre policiais militares e guardas civis.

Em 1977, ingressou nos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Como tenente-coronel comandou o 14º BPM (Osasco) até 2005, quando passou a ser o comandante e coordenador do 20º BPM, em Barueri. Tão logo passou à reserva de oficiais da PM, em 2007, assumiu a segurança pública da Prefeitura de Barueri, onde permaneceu até 2012.

Temp Temp Temp Temp