Temp

Pedalada Verde e Passarinhada agitaram Barueri no domingo 

- 11 de junho de 2019

Na manhã de domingo (dia 9) ocorreu em Barueri a Pedalada Verde, um evento que promoveu a atividade física de maneira sustentável através de um veículo não poluente e fez os munícipes pularem cedo da cama.  

Para quem não possuía uma bike, a empresa Bikenaporta fez a locação através de um quiosque localizado no estacionamento do Ginásio José Corrêa, de onde partiram todas as bicicletas em direção ao Parque Ecológico, onde permaneceram por uma hora e retornaram ao Ginásio. As equipes do Demutran e da Secretaria de Saúde prestaram suporte ao evento. 

Yara Maria Garbelotto, diretora de Planejamento Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), explicou que a iniciativa tem vários benefícios. “Incentiva as pessoas a fazerem exercício, a conviver na cidade de outra forma que não seja só de carro ou só dentro do ônibus, incentiva o uso de outras formas de locomoção na nossa cidade porque é viável, dá pra andar de bicicleta", ressaltou Yara. "

A gente está comemorando a Semana do Meio Ambiente e a ideia é levar as pessoas ao Parque Ecológico, tem gente que ainda não conhece o Parque, então é a oportunidade de colocar as pessoas para conviver numa área verde”, afirmou o participante da Pedalada, Rodrigo Oliveira da Silva, de 32 anos. Ele disse que era a primeira vez que participava do evento. “É bacana porque consigo praticar esse esporte com meu filho e isso não tem preço”, relatou.   

Já no Parque Ecológico houve a Passarinhada. “O encontro de aves serve principalmente como educação ambiental e é pra todas as idades. Tem trilha onde as pessoas conseguem visualizar alguns animais e ter uma interação um pouco melhor com o ambiente”, explicou Erika Sayuri Kaihara, gestora do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri.  

A experiência de caminhada pela trilha e de conhecer as aves tornou o momento único para a participante Rosimeire Dias Simão, de 32 anos. “Gosto bastante de natureza e nunca tinha feito essa trilha. Achei o evento muito especial por chamar a população para ver a importância das aves e para conhecer esse ambiente”, disse. 

Às 15h aconteceu a soltura de aves da região, apreendidas em autuações ambientais, com o objetivo de inserir os animais novamente na natureza. 

Temp Temp Temp Temp