Temp

HMB adapta cardápio e mostra que comidas de festas juninas e julinas podem ser saudáveis

- 11 de julho de 2018

“Olha, isso aqui tá muito bom / Isso aqui tá bom demais...”. Não é à toa que essa é uma das músicas mais tocadas nas festas juninas e julinas. Milho cozido, doce de abóbora, paçoca, bolo de mandioca e tantas outras delícias são marcas registradas desta época do ano. Mas, será que é possível fazer uma festa mais saudável? Pensando nisso, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) dá dicas e exemplos práticos de como tornar benéfica a alimentação durante essas festividades.

O mais importante em todas as refeições é o equilíbrio. Desde que não haja impeditivos médicos, os alimentos provindos da terra, como milho, pinhão e amendoim podem e devem ser consumidos, mas sempre com moderação. “O segredo de uma alimentação saudável está na sensatez”, esclarece Vanessa Barbosa, gerente de nutrição do HMB.

Não é apenas a fome que faz com que o ser humano se alimente, olfato e visão também influenciam na vontade de ingerir alimentos. “Precisamos tirar esse estigma de que comidas saudáveis são ruins. Tudo está na forma de preparo e de apresentação destes alimentos para que se tornem mais atrativos”, explica Vanessa.

O milho, um dos alimentos que não pode faltar nas festas, é bastante nutritivo e possui carboidratos, fibras, vitamina E, vitamina B3, ácido fólico e potássio. “Somente cozido, o milho é uma excelente fonte de fibras e carboidratos, mas se acrescentarmos uma grande quantidade de manteiga e de sal passa a se tornar uma preparação altamente calórica”, comenta Vanessa, que ressalta o perigo da associação do sódio às gorduras saturadas, principalmente para pessoas com doenças coronarianas.

Curau, bolos, pães, pamonha, canjica e outras receitas também podem ser opções saudáveis quando feitas com pouco açúcar ou até mesmo com o açúcar mascavo. “Embora muitos ingredientes tipicamente utilizados em festas juninas sejam saudáveis na sua forma in natura, o acréscimo de açúcar, sódio e de gorduras em excesso podem torná-los vilões de uma alimentação equilibrada”, alerta a nutricionista, que sugere escolher apenas uma ou duas dessas opções para saborear durante a festança.

No Hospital, desde junho a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) tem incluído no cardápio comidas típicas das festividades do meio do ano, como arroz de carreteiro, polenta, frango com quiabo, arroz doce e canjica, sempre preparadas com moderação no uso do sal e do açúcar. Além de todas essas opções, merece destaque o falso quentão, uma bebida de fácil preparo e saudável, que também foi oferecido para os colaboradores e acompanhantes. 

Falso quentão
Ingredientes:
1 litro de água
1/4 raiz de gengibre picada
Cravo e canela em pau a gosto
Açúcar a gosto

Modo de preparo:
Caramelize o açúcar juntamente com o gengibre. Após esse processo, acrescente a água, canela em pau e cravo-da-índia e deixe ferver.
Deixe a bebida descansar tampada por algumas horas, para melhor condensação do sabor. Sirva quente.
Dica: O açúcar refinado pode ser substituído pelo açúcar mascavo.

Temp