Em entrevista exclusiva, Marcelo Jeneci convida para show e elogia ilustrador da cidade

- 12 de agosto de 2017

O cantor e compositor Marcelo Jeneci se apresenta hoje, às 21h, no Teatro Municipal de Barueri um show solo, intimista e ritualístico contendo canções como “Felicidade”, “Pra Sonhar”, “Feito pra Acabar”, “Quarto de Dormir”, “Um de Nós”, entre outros sucessos.

O cantor gentilmente nos deu uma entrevista exclusiva e contou que começou sua carreira cedo, morava em Guaianases, periferia de São Paulo, numa casa simples, mas seu pai Manoel consertava equipamentos musicais e era um dos melhores profissionais na área de amplificação. Muitos artistas como Dominguinhos frequentavam sua casa e isso despertou em Jeneci a paixão pela música.

“Meu pai percebeu a minha vocação, e fez de tudo para que eu me tornasse músico, fosse aconselhado pelos amigos dele e adquirisse saberes e pudesse trilhar um caminho que gerasse frutos e com uma base sólida. Aos 13 anos, eu já vivia de música, compondo trilhas sonoras, e ajudava a minha família. Aos 19 anos, tocava junto com Chico Cesar quando a Vanessa da Mata assistiu a um show, gostou e me convidou para trilhar um começo com ela. Fiz a melodia ‘Amado’ e a convidei para fazermos a letra e ela fez, e virou uma parceria, foi a primeira canção minha gravada que ficou conhecida no Brasil.”

Jeneci teve a ajuda de muitos mestres que ao longo da caminhada ajudaram a enriquecer a sua carreira, como Dominguinhos, que deu a sanfona que o cantor toca até hoje, além de José Miguel Wisnick, compositor e escritor, e o poeta Arnaldo Antunes.

O próximo álbum de Jeneci está em fase embrionária e o cantor comentou o  processo de criação das composições. “É sempre uma página em branco, às vezes está amarelada, é do sentir a dor do mundo, a dor do outro, sentir a própria dor. Querer exorcizar um sentimento, uma memória ou criar novas memórias, acho que só a arte cura, faz com que a gente se alinhe, que vem da percepção do próprio papel e que a gente saiba a nossa função para transbordar, é um pouco isso de se alinhar com o que a gente é, às vezes eu busco com muito esforço sintetizar um sentimento coletivo e que abrace muita gente, é uma busca que acho que vou fazer a vida toda como as canções que eu tenho feito”.

O artista comentou sobre o show de hoje. “É uma felicidade tocar em Barueri, eu não conheço a cidade, mas tenho um amigo o Fabrício Lima, super designer, animador gráfico, reconhecido mundialmente, ele fez o meu clipe ‘Um de Nós’. Fabrício passou um ano desenhando, fez tudo sozinho, é primoroso e ele estará no show. Barueri é a terra dele e quero homenageá-lo. Gostaria de convidar as pessoas que queiram viver um momento que nasce para ser mantido no coração e que ele fique ecoando no meu, e no de quem quiser, durante muitos dias. O show solo me traz a necessidade de estar muito presente, ultra exposto e completamente seguro no fato de estar presente no que tiver que ser feito com o que tiver, com ou sem instrumento. O show é para toda a família”.

O que: Marcelo Jeneci
Onde: Teatro Municipal de Barueri às 21h