Temp

Saúde amplia número de profissionais aptos a realizar testes rápidos em Barueri

- 11 de setembro de 2018

Mais um curso completo para realização de testes rápidos foi oferecido a profissionais da rede de saúde de Barueri. Com isso, amplia-se ainda mais a oferta do serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No final do ano passado o município conseguiu atingir a meta de oferecer testes rápidos em todas as UBSs graças a esse mesmo curso, ofertado a enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Neste ano, em encontros semanais durante um mês, 22 enfermeiros de UBSs e também dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) receberam a capacitação. “Foram convidados profissionais das unidades que ainda não tinham enfermeiros realizando o teste rápido devido a rotatividade das equipes”, explica Reinildo de Souza, coordenador do Programa IST / Aids / HV de Barueri.

Atualizado, o curso trouxe informações acerca de teorias sobre HIV e Sífilis, aspectos epidemiológicos, diretrizes gerais e portarias para testes rápidos no Estado de São Paulo, prevenções combinadas, apresentação dos manuais de sífilis e HIV, erros inerentes ao processo de execução dos testes rápidos, organização do serviço e controle de qualidade, vulnerabilidades, acolhimento, aconselhamento e muitos outros aspectos relacionados ao aprendizado. Além da teoria, os profissionais também tiveram várias atividades práticas para realização do procedimento.

Reinildo frisa que o curso deste asno contou com reforços. “O curso é o mesmo, a diferença é que outros multiplicadores formados pela Secretaria do Estado e que trabalham no município colaboraram para a  sua realização, mas a parte pedagógica e prática foram as mesmas, mas com dados mais atualizados”, diz.

O teste é gratuito, totalmente sigiloso, requer apenas uma gota de sangue retirada por meio de uma rápida picada no dedo e o resultado sai em 20 minutos. A realização do teste é obrigatória em gestantes, mas qualquer pessoa que queira fazê-lo, pode procurar pela UBS mais próxima de sua casa.

Temp Temp