Temp

Barueri busca experiências de cidade inteligente em evento global em Barcelona

- 11 de dezembro de 2019

Entre 18 e 22 de novembro, Barueri, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia da Prefeitura (CIT), participou do Smart City Expo World Congress 2019, realizado na cidade de Barcelona, na Espanha.

De acordo com o administrador do CIT, Jonatas Randal, a Smart City Expo World é o principal evento de âmbito global sobre cidades inteligentes e a presença de Barueri sinaliza a relevância do assunto na esfera pública. “O que nós assistíamos em filmes futuristas já acontece hoje no mundo. Neste evento, presenciei muitos projetos com potencial para serem aplicados em Barueri, tudo isso visando melhorar a vida das pessoas, porque uma cidade inteligente não é resumida pela tecnologia, mas pelo bem-estar social”, comentou o gestor.

O evento foi composto por mais de 1.000 expositores, 400 palestrantes e representantes de 700 localidades e de empresas como Alstom, Amazon, Bosch, Cisco, Huawei e Siemens, entre outras.

A temática de smart city aborda localidades ao redor do mundo que utilizam os recursos naturais, humanos e financeiros de forma consciente e eficiente para o aumento da qualidade de vida da população.

Cidade Inteligente
Através do uso da tecnologia na melhoria dos serviços públicos, Barueri tem sido referência em eventos e premiações sobre cidades inteligentes. O município venceu duas vezes seguidas o Prêmio Learning e Performance (2018 e 2019) como destaque nacional, foi contemplado no IT Fórum Expo entre as “100 mais inovadoras no uso de TI” e ganhou o prêmio Smart City Business na categoria “InovaCidade”.

O trabalho desenvolvido em Barueri também já trouxe prestígio internacional, como o troféu recebido no Fórum Mundial sobre Assentamentos Humanos de 2018, em Bangkok (Tailândia), na categoria Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis, sendo o único município brasileiro premiado.