Prefeitura mantém córregos limpos para evitar alagamentos

- 11 de dezembro de 2019

Em Barueri, todos os córregos e rios são limpos regularmente pela Prefeitura, por meio de equipes da Secretaria de Serviços Municipais, obedecendo ao cronograma da cidade.

Um exemplo deste investimento ocorre em trecho de 1,5 quilômetro de extensão, entre o bairro da Aldeia (perto da estação Antônio João) e o Centro, atrás da Fatec Barueri, nas proximidades do rio Barueri-Mirim.

O trabalho é um desassoreamento que consiste na retirada do material dos leitos de locais, como rios Cotia e Barueri-Mirim; córregos da Aldeia, córregos Garcia (Parque Imperial), Tamboré e região do Parque Viana, visando manter livre a vazão das águas pluviais e evitar alagamentos.

Para a limpeza utilizam-se equipamentos como trator esteira, escavadeira, retroescavadeira e dragline. Todo o material removido é enviado para aterro credenciado.