Temp

Instrumentos de cordas e sopro são algumas das modalidades das Oficinas de Artes 2018

- 12 de janeiro de 2018

As inscrições para as Oficinas de Artes 2018 estão abertas. São 24 cursos totalmente gratuitos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura e Turismo. Algumas das modalidades disponíveis neste ano são as especializações em instrumentos musicais da família de cordas e sopro.

Oficina de Cavaquinho - consiste no aprendizado e na aplicação das técnicas para o manuseio deste instrumento, que é muito utilizado para execução dos diversos ritmos brasileiros. Desenvolvida através de aulas práticas e teóricas, esta oficina tem por objetivo desenvolver habilidades musicais e artísticas. A oficina também promove apresentações e podem participar interessados com idade a partir dos 8 anos.

Oficina de Piano - envolve o aprendizado de técnicas para o manuseio deste instrumento completo que trabalha ritmo, melodia e harmonia. Desenvolvida através de aulas práticas e teóricas, esta oficina tem por objetivo oferecer aulas de piano erudito e popular promovendo a percepção e a apreciação musical. Disponível para candidatos com idade a partir de 9 anos.

Oficina de Trompete - um instrumento da família dos metais, aerofônico, trabalha técnicas de sopro e desenvolvimento musical. De piston, utiliza as combinações de digitação para emitir cada altura, podendo utilizar surdinas e efeitos para modificar sua realização timbrística. Já a Oficina de Trombone, um instrumento semelhante ao trompete, também trabalha técnicas de sopro e desenvolvimento musical. O instrumente possui duas variações em sua fisiologia, trombone de vara e trombone de piston podendo, ainda, fazer uso de surdinas e efeitos para modificar sua realização timbrística. Os dois instrumentos estão presentes primordialmente em agrupamentos Sinfônicos, e da Música Popular – no Choro, Pop, Samba e Jazz – como solista ou em Big Bands. Ambas as oficinas estão disponíveis para candidatos com idade a partir de 12 anos.

Para participar, os responsáveis precisam se dirigir, munidos de atestado médico (original e cópia), cópia do RG, cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4, à Casa das Oficinas (ao lado do Teatro Municipal de Barueri) ou a uma das bibliotecas a seguir: Cora Coralina (Pq. dos Camargos); Salomão Cruz (Vila Pindorama); Luiz Fernandes (Nova Aldeinha); Luiz Odair (Pq .Imperial); Max Zendron (Vila Boa Vista);Benedito Franco (Jd. Paulista); Jair Honório (Pq. Viana); João Galdino (Jd. Silveira), Ganha Tempo, Secretaria de Cultura e Turismo e realizar a inscrição em até duas das 24 modalidades oferecidas.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri pelo fone: (11) 4199-1600, ou pelo facebook: facebook.com/culturabaruerioficial.