Alunos da rede participam de simulados visando aumento das notas do Ideb

- 12 de abril de 2019

Ações que visam a melhoria da aprendizagem nas escolas de toda a rede de ensino de Barueri têm sido uma constante. Uma das metas de Barueri é elevar cada vez mais a colocação dos estudantes da cidade no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Com o intuito de subsidiar as práticas pedagógicas para melhor preparar os alunos para a prova Brasil de 2019, o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação investe constantemente no processo de  formação dos professores.

Ao longo do semestre, as escolas da rede estão aplicando provas especiais para medir o grau de conhecimentos dos alunos e detectar as possíveis dificuldades. Os simulados são ferramentas diagnósticas que fazem com que a gestão escolar possa ver em que áreas precisam melhorar, quais habilidades e competências necessitam trabalhar de maneira mais efetiva com os estudantes e, assim, traçar estratégias visando a qualidade educacional.

Na semana passada foi a vez das Emefs Magarida Maciel e Osvaldo Batista Pereira medirem o grau de conhecimento de seus estudantes. De acordo com a supervisora de ensino Márcia Maria Pereira “é importante preparar os alunos para a prova IDEB, que acontece a cada dois anos, avaliando todas as escolas públicas do Brasil. Os simulados são benefícios na análise das dificuldades dos alunos, oferecendo também oportunidade, preparação, segurança e trabalhando a temporalidade das provas”, explica. Este diagnóstico dará subsídio para atuar diretamente nos déficits de aprendizagem de cada aluno.

O que é Ideb
O Ideb é um indicador estatístico de qualidade da educação, que combina informações de rendimento escolar de estudantes do Ensino Fundamental e Médio (taxas de aprovação calculadas a partir do Censo Escolar) com informações de desempenho obtidas em exames que integram o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp