No mês do surdo, HMB realiza formatura da 3ª turma da oficina de Libras

- 12 de setembro de 2019

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Surdo (26/09) e o Dia Internacional do Surdo (30/09), o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) promove a formatura da terceira turma da oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ofertada com auxílio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD).

Na segunda-feira (dia 9), nove colaboradores de setores como ambulatório, compras, recursos humanos, medicina do trabalho e psicologia, receberam o certificado de conclusão da oficina de Libras. Com duração de quatro meses, as aulas foram ministradas pela instrutora Flávia Bizzorezo, todas as segundas-feiras, entre 13h e 15h.

Além de informações básicas da língua, o material de apoio, montado especialmente para a área da saúde, possui conteúdo sobre exames, procedimentos, sintomas e profissões. “O surdo está em todos os lugares, por isso é fundamental que a equipe da saúde também consiga se comunicar com ele. Se o paciente chegar com dor e o atendente não entender nada ou entender algum sintoma errado, ambos podem ser prejudicados”, ressalta Flávia.

Durante a comemoração, alguns formandos comentaram sobre a relevância do curso, visto que já puderam exercitar seus conhecimentos para atender pessoas com deficiência auditiva no hospital. Como a recepcionista Katiane dos Santos que, logo no início da oficina, conseguiu atender um paciente surdo. “Ele chegou aqui muito nervoso, mas quando encontrou uma pessoa com intenção de ajudá-lo em sua própria língua, teve bastante paciência durante a interpretação”, relata Katiane.

As psicólogas Nádia Azevedo e Natália Valério também conseguiram tranquilizar uma paciente e entender qual era a necessidade dela. “Com a oficina nós entendemos a importância de acolher o paciente surdo. Às vezes o pedido é super simples e faz diferença no atendimento. A moça que nós conversamos só queria tomar banho e ninguém entendia. Quando começamos a fazer os sinais, ela se acalmou e até parou de chorar”, explica Valério.

O projeto foi proposto pelos Recursos Humanos do HMB com o objetivo de capacitar os funcionários para auxiliar a comunidade surda. "Nós pregamos e apoiamos a inclusão. E tão importante quanto contratar pessoas com deficiência é ter condições para atendê-las. No caso dos surdos, como a linguagem é bem específica, é muito gratificante que nós tenhamos pessoas capacitadas para promover a comunicação entre a unidade e o paciente”, comenta Cíntia Rodrigues, analista de Gestão de Pessoas.

No ano de 2018, cerca de 20 pessoas também participaram da oficina. A primeira turma se formou em maio e a segunda, em dezembro. O próximo grupo será formado no primeiro semestre de 2020 e para participar basta pedir autorização à chefia do setor e procurar pelo RH do HMB.