Temp

Secretaria de Cultura e Turismo propõe aperfeiçoamento da economia criativa na cidade  

- 12 de novembro de 2018

Com o objetivo de impulsionar o aperfeiçoamento da produção de bens e serviços criativos e trazer novos projetos e ideias para Barueri, o secretário de Cultura e Turismo Jean Gaspar e equipe participaram do “Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR)”, no Ibirapuera, em São Paulo, que começou na última segunda-feira.  

O megaevento sobre cultura e economia criativa reúne cerca de 200 atrações sob o conceito "cultura conecta com negócios", e foi  promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), em cooperação da Unesco. Além de autoridades do governo brasileiro, também estavam presentes representantes e empresários de países sul-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.  

A equipe da Secretaria de Cultura de Barueri também participou do lançamento do relatório da Unesco 2018, que mostrou a influência da Convenção de 2005, da qual o Brasil é signatário, sobre políticas culturais no mundo. Para o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, a economia criativa passou a ser paradigma dentro das políticas de governo. 

Jean Gaspar ressaltou que o evento é um momento histórico para o Brasil. “As pessoas começam a entender melhor a importância da cultura na economia do país. Muitas delas pensam apenas na questão mercadológica. Contudo, a vida não é somente números e letras, ela é formada também de criatividade, poesia e música. A cultura precisa ser compreendida como um meio para educação”, afirmou. 

O relatório da Unesco compila resultados e desafios das políticas culturais em 146 países e blocos regionais. “A Unesco assumiu a tarefa de trabalhar a cultura em um sentido mais amplo, enfatizando a diversidade e dando relevância à economia no campo da cultura”, afirmou o ministro da Cultura.  

A convenção de 2005, assinada em Paris, estabeleceu como objetivo dos países signatários a proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais e a reafirmação da importância do vínculo entre cultura e desenvolvimento, principalmente para países em desenvolvimento. 

A coordenadora do setor de Cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, ressaltou a relação da implementação de políticas culturais a partir da convenção de 2005, com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. ”Temos um compromisso de apoiar a esfera pública e de fechar parcerias com o setor privado para que as políticas de diversidade, de economia criativa, tenham continuidade.  A cultura tem que estar no plano de desenvolvimento do país”, afirmou. 

Entre as recomendações do relatório, destacam-se a otimização e harmonização de dados, informações e estatísticas dos diversos países; o aumento da consciência sobre a reforma das políticas culturais considerando a convenção de 2005 da Unesco; a mobilização de redes de pesquisa e inclusão do tema das atividades criativas nos planos nacionais de desenvolvimento.           

Temp Temp Temp Temp Temp Temp