Temp

PAD de Barueri apresenta projetos no 18º Congresso Brasileiro de Assistência Domiciliar

- 12 de novembro de 2019

A equipe do Programa de Assistência Domiciliar (PAD) de Barueri marcou presença no 18º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar, realizado em São Paulo nos dias 8 e 9 de novembro.

Na ocasião, os representantes de Barueri apresentaram dois projetos desenvolvidos na cidade: “Síndrome de Goldenhar: a importância da atuação multidisciplinar na assistência domiciliar – um relato de caso” e “Perfil epidemiológico e clínico dos usuários do Programa de Atenção Domiciliar (PAD) de Barueri”.

O PAD é um dispositivo ligado à Diretoria Técnica de Enfermagem da Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde. Essa foi a primeira vez que os profissionais de Barueri participam do Congresso, um motivo de orgulho para a equipe de gestão, conforme destaca a diretora de Enfermagem, Fernanda Luccas Medeiros.

“Foi bem bacana porque foi o primeiro congresso que a equipe participou focado diretamente na assistência domiciliar, no qual a gente consegue fazer com que esses profissionais identifiquem estratégias de cuidado diferenciadas e trocas de experiências que possam estar acontecendo em outros municípios para que a gente consiga estabelecer cuidados diferenciados para a população de Barueri”, frisa Fernanda.

Para a diretora, tudo que possa aprimorar ainda mais o serviço é bem-vindo, já que “são tão debilitados os pacientes, que se a gente conseguir promover o máximo de assistência qualificada para oferecer um conforto mínimo a eles, que muitas vezes estão passando por tanto sofrimento, me deixa muito feliz, porque quando a gente tem profissionais capacitados, comprometidos, você acaba estimulando para que essa equipe consiga dar o seu melhor com comprometimento e competência”.

Retratos da prática diária
O primeiro trabalho apresentado no Congresso descreve os resultados obtidos pela equipe durante o atendimento a uma criança com a Síndrome de Goldenhar: desordem rara que pode causar más formações graves, principalmente na face, na coluna e nos membros. O estudo de caso abordou a atuação no período de março de 2017 a setembro de 2019, apontando melhora da sociabilidade, ganho de marcha independente, “desmame” de VMNI e oxigenioterapia, além de outras evoluções importantes para a criança e a família. “O estabelecimento de vínculos entre os familiares, cuidadores e a equipe do PAD foram decisivos para a evolução global do paciente”, destaca o projeto.

Já o segundo trabalho, como o título já deixa claro, traça um perfil dos pacientes com números bastante importantes para uma análise mais ampla dessa atuação. De acordo com o texto apresentado, “conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos pelo programa domiciliar auxilia no planejamento de ações para prevenção de agravos, desenvolvimento de habilidades específicas e na construção de políticas públicas de saúde do município”.

Para Maria de Fátima Silva, enfermeira responsável técnica do PAD, a experiência foi realmente enriquecedora. “Motiva e reforça a importância da nossa responsabilidade frente a um programa que cuida de pessoas com necessidades importantes de atenção à saúde, principalmente em garantir esse cuidado junto dos seus familiares”, destaca.

Sobre o PAD
O PAD realiza atendimento domiciliar a pacientes acamados que se enquadram em situações especificadas pelo programa. Em Barueri o serviço existe desde 2006 e é composto por profissionais como médico clínico geral, enfermeiro, técnico de enfermagem, pediatra, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. Atualmente o município dispõe de cinco equipes multidisciplinares totalmente dedicadas a esse tipo de assistência.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp