Temp

Defesa Civil trabalha prevenção e primeiros socorros em maternais da cidade

- 13 de março de 2020

Desde que foi implantado, em 2017, o programa Noções Básicas de Primeiros Socorros nas Escolas (NoPSE), da Defesa Civil de Barueri, já treinou e capacitou diversos profissionais da Educação Infantil.

O programa que acontece anualmente, sempre no primeiro semestre, é direcionado aos gestores, assistentes, professores, profissionais da limpeza e guardas de patrimônio. Ou seja, todos os profissionais que integram o ambiente escolar.

De acordo com o agente de Defesa Civil, Adair Liberato, há uma mudança no comportamento dos participantes do curso. “Quando uma criança engasga, por exemplo, muitos ainda aplicam métodos que eram feitos antigamente como chacoalhar, assoprar, dar tapa nas costas da criança e até levantar os braços. Esses são procedimentos que complicam o atendimento dos primeiros socorros. No curso, ensinamos as manobras e técnicas corretas de como socorrer e salvar a vida da criança em caso de acidente”, explicou.

O programa que teve início em fevereiro já passou por seis maternais. No total, serão visitadas 13 unidades e estima-se que cerca de 1.500 profissionais sejam alcançados.

“Para nós o treinamento é muito importante. Acidentes podem ocorrer e precisamos saber como proceder em cada caso. Me sinto muito mais preparada agora”, comentou Ianny Leidy Freitas de Souza, assistente na maternal Maria do Carmo da Silva, no Jardim Líbano.

Defesa Civil na Escola
No mês de abril a mesma equipe dará início ao programa Defesa Civil na Escola, voltado aos alunos da Educação Infantil. A ação que visa prevenção de acidentes passará por 13 Emeis nos períodos da manhã e tarde.


Assista ao vídeo.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp