Guarda Ambiental captura jararaca em fábrica de blocos

- 13 de abril de 2017

Na manhã de 29 de março (quarta-feira), integrantes da Guarda Ambiental (pertencente à Guarda Civil Municipal de Barueri) capturaram uma cobra jararaca pintada (da espécie Bothrops neuwiedi) em uma fábrica de blocos, na avenida Aníbal Correia, no Jardim Paulista

A apreensão da serpente ocorreu após os guardas serem informados pela Central de Atendimento da GCM, de que uma cobra havia sido encontrada pelo local. “Fizemos contato com um funcionário da empresa, que nos informou que ao descarregar um palete com blocos, a cobra caiu no pátio”, relataram os agentes.

Em bom estado de saúde, a cobra foi recolhida e solta em seu habitat natural.

Guarda Ambiental
Nos 100 primeiros dias de 2017, a Guarda Ambiental foi reativada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. No primeiro trimestre, a equipe da Coordenadoria Ambiental registrou 144 ocorrências, a maioria sendo de captura de animais.

O órgão também apoia o setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde em ocorrências de maus tratos e resgates de animais domésticos. Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, são realizados fiscalização e monitoramento da fauna e da flora e o resgate de animais silvestres. Fiscalizar o descarte irregular de produtos químicos e de entulhos também está na rotina dos guardas ambientais.

Temp Temp