Secretaria de Cultura e Turismo retoma a Fanfarra Municipal

- 13 de junho de 2018

Devido à sua forma simples e de fácil organização, a fanfarra é muitas vezes o início para a formação de um jovem músico, dando a ele a oportunidade de ter o primeiro contato com uma linha melódica bem definida, perfeitas combinações timbrísticas e rítmicas, podendo executar peças eruditas e contemporâneas.

Em Barueri, depois de ficar parada por alguns anos, a Fanfarra Municipal foi retomada pela Secretaria de Cultura e Turismo como importante instrumento de "formação musical e cidadã", segundo Jean Gaspar, secretário da pasta.

Tendo à frente o multi-instrumentista professor Ítalo Queiroz, que é diretor do Departamento de Música, a Fanfarra Municipal atua no Complexo Educacional Professor Carlos Osmarino de Lima, situado no Jardim Flórida, e na Escola de Ensino Fundamental Enéas Raimundo da Silva, situada na Vila Universal, e conta com aproximadamente 60 componentes, que recebem aulas de sopro em instrumentos de um pisto, bem como aulas de percussão e coreografia.

Além do contato com instrumentos diversos, os alunos aprendem a ter mais disciplina cumprindo horário, aprendem a trabalhar em equipe na execução de coreografias e a respeitar o outro na interação com alunos de outras escolas.

Segundo o professor Ítalo, muito mais do que trabalhar a musicalidade, as fanfarras vão crescendo em sua importância no processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Este ano, Barueri já está se organizando para o desfile cívico de 7 de Setembro e, além de abrir oportunidades de um aprendizado musical para crianças e adolescentes, visa também abrir novos núcleos em outros pontos da cidade. E a ideia tem sido positiva, tanto como fator de divulgação para a unidade escolar, como para os alunos, que passam a ter uma identidade maior com a sua escola.

“O que conversamos com os alunos não é somente aprender a tocar instrumentos de percussão e de sopro, é muito mais sobre aprender a ouvir os sons, trabalhar a musicalidade”, disse Ítalo. “Percebemos que os alunos passam a ser protagonistas, se sentem parte da escola, criam uma identidade com a unidade escolar”, finalizou.

As pessoas interessadas em participar da Fanfarra Municipal de Barueri podem obter mais informações na Casa das Oficinas pelo telefone 4198-0972.

Temp Temp Temp