Temp

No mês de férias, HMB alerta para os riscos da pipa com cerol

- 13 de julho de 2018

 Um dos meses mais aguardados pelas crianças é julho, o período em que a rotina de ir para a escola é substituída pela ocupação que elas mais gostam: brincar. Além do futebol e da amarelinha, outra brincadeira de rua muito popular é soltar pipa, e assim como todos os entretenimentos infantis, esse também precisa de atenção.  Por isso, especialmente para este mês de férias, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) alerta para os riscos desse divertimento tanto para quem brinca quanto para os transeuntes.

A principal preocupação é a linha usada para cortar outras pipas, como, por exemplo, a linha com cerol, uma mistura de cola e vidro moído, e a linha chilena, feita com componentes de alumínio e quartzo. É importante ressaltar que o uso desses itens é considerado crime previsto em lei estadual que acarreta em multa e responsabiliza os pais, quando o infrator é menor de idade.

Recentemente, o HMB recebeu o caso grave do João Vitor Valverde, 9 anos, que sofreu corte profundo no pescoço e no ombro esquerdo por linha de cerol quando estava indo de bicicleta para a casa da avó. “Agora, eu penso até em fazer uma campanha para ninguém mais usar cerol”, comenta Jurandir Valverde, pai do João, que estava com ele na hora do acidente e testemunhou o perigo que a brincadeira oferece.

João Vitor precisou passar por uma cirurgia de reconstrução dos tecidos dos órgãos afetados. “A rapidez no primeiro atendimento e no encaminhamento para o centro cirúrgico, em conjunto com a agilidade de toda a equipe de médicos, enfermeiros e anestesistas fizeram diferença no socorro,” conta o cirurgião geral Lucas de Andrade, que enfatiza que o cerol pode causar lesões graves e até fatais em estruturas importantes como veias e artérias.  

Devido ao risco para os motociclistas, foi criada a antena corta-pipas, obrigatória apenas para motos destinadas ao transporte remunerado, mas que representa uma medida de segurança eficaz, com preço acessível e fácil de ser encontrada. A instalação pode ser feita pelo próprio condutor no guidão ou no retrovisor.

Soltar pipa é uma diversão saudável, pois permite que a criança se movimente e se distraia sem o uso de aparelhos eletrônicos, porém, só pode ser realmente considerada saudável quando não coloca em risco a saúde das pessoas. Por isso, pipa só se for sem cerol e em lugar apropriado, longe de vias movimentadas, fios de alta tensão e locais altos.

Hoje em Dia
Siga o link http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/videos/veja-na-pratica-os-perigos-das-linhas-de-pipa-com-cerol-09072018 e assista à matéria produzida pela TV Record sobre o caso do garoto João Vitor, atendido no HMB.