Temp

HMB recebe menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente

- 13 de dezembro de 2018

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) recebeu, na quarta-feira (dia 5), certificado de menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente, em função do projeto “Reaproveitamento de água no processo de degelo em sistemas de armazenamento de gases criogênicos”.

A premiação faz parte do Seminário Hospitais Saudáveis, evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis, uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e da organização internacional Saúde Sem Dano.

O projeto do HMB consiste no reaproveitamento da água do degelo do sistema de armazenamento de gases à granel, como oxigênio, nitrogênio, argônio e dióxido de carbono, que são necessários em procedimentos médicos, como, por exemplo, em algumas cirurgias. Como este sistema é feito sob temperaturas muito baixas, há formação de gelo nos dutos, o que dificulta o processo de transporte dos gases, sendo necessário realizar o derretimento com água corrente.

A intenção do projeto foi justamente criar um processo cíclico que aproveita o líquido do degelo para descongelar os dutos. Além da economia gerada pela reutilização da água, o líquido sobressalente ainda é utilizado para regar os jardins do hospital.

Com a utilização deste método, houve a redução no consumo de aproximadamente 50 metros cúbicos de água por mês, o que representa 600 metros cúbicos ao ano, que, além de ser uma medida ambiental para evitar o consumo excessivo, ainda gera uma economia de R$ 22 mil por ano no orçamento da unidade.