Temp

Dezembro Vermelho: até agora Saúde já realizou 950 testes rápidos de HIV e sífilis

- 13 de dezembro de 2019

A equipe do Programa IST / Aids / HV de Barueri realiza, até o dia 20, a campanha Dezembro Vermelho, de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Os profissionais de saúde do município já realizaram duas ações Extramuros, com oferta de testes rápidos de HIV e sífilis em locais públicos, como na Feira Noturna de Barueri, que aconteceu no dia 3, e próximo à estação Antonio João, no dia 7.

Os testes também são ofertados o ano inteiro, gratuitamente e com total sigilo, nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Só nesse período já foram realizados 950 testes, sendo 498 de HIV e 452 de sífilis. Desses, 139 ocorreram só nos dois eventos Extramuros, mostrando que cada vez mais pessoas estão se conscientizando e perdendo o medo do exame: crucial para que mais tratamentos sejam iniciados a tempo e também para inibir a transmissão desenfreada dessas doenças.

O teste rápido é confiável, sigiloso e o resultado leva apenas 15 minutos para sair. Caso dê positivo para alguma enfermidade, a pessoa é prontamente encaminhada para o tratamento, que é multidisciplinar e totalmente gratuito.

Temp Temp