Temp

Cirurgias aos finais de semana beneficiam mais de 260 pacientes do HMB

- 14 de fevereiro de 2020

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) realizou mais 29 cirurgias no final de semana de 8 e 9 de fevereiro. No total, 267 pacientes já foram beneficiados desde agosto de 2019, quando o HMB passou a realizar os procedimentos em alguns finais de semana com o objetivo de agilizar o atendimento prestado à população.

No último final de semana as cirurgias realizadas foram para doenças orificiais, como hemorróidas, fístulas e fissuras anais, conforme agendamento da Central de Regulação, que controla e disponibiliza as vagas de acordo com o grau de complexidade do estado de saúde. De modo geral, essas enfermidades podem causar dor, sangramento e desconforto para evacuar.

“Estas doenças geram grande transtorno no dia a dia dos pacientes, dificultando o trabalho, a vida social e emocional. Por isso, indicar a cirurgia no momento certo e escolher o procedimento mais adequado para cada caso são a chave para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas”, esclarece Thais Takahashi, proctologista do HMB, que explica que a cirurgia é realizada quando o tratamento clínico, como uso de pomadas e banhos de assento, não melhora os sintomas.

A deliberação para realizar as cirurgias em alguns finais de semana teve início no último mês de agosto com a colecistectomia, popularmente conhecida como retirada da vesícula. A previsão era fazer esse atendimento em um final de semana por mês até novembro. Devido à boa aceitação por parte da população, o serviço passou a ser oferecido em dois sábados e dois domingos por mês. Entre 31/08 e 02/02, 198 pacientes foram beneficiados com essa alternativa e já passaram pelo procedimento para remoção da vesícula.

Em janeiro, nos dias 18 e 19, foram feitas 40 cirurgias de hérnia umbilical. De forma simplificada, a hérnia é a saída de parte do tecido interno ou de uma alça do intestino através de um orifício gerado na parede abdominal. “A principal causa da hérnia umbilical é o enfraquecimento da parede do abdômen, que pode ocorrer por diversos motivos, por exemplo, obesidade, tabagismo e ganho ou perda de peso em um curto espaço de tempo”, explica Lucas Mega, coordenador de cirurgia geral do HMB. Ele destaca a importância do procedimento para amenizar a dor e evitar consequências como encarceramento, quando uma parte do tecido não consegue retornar para o seu local de origem, ou estrangulamento, que é a interrupção do fornecimento do sangue na região. 

Além da colecistectomia, a equipe de cirurgia geral do HMB também considerou que as cirurgias para correção de hérnia umbilical e de tratamento para doenças orificiais poderiam ser programadas e realizadas em dias não úteis. A intenção do setor e da diretoria da unidade é manter a análise a fim de identificar outros atendimentos que possam ser feitos durante os finais de semana.