Defesa Civil de Barueri prepara conjunto de ações educativas para 2020

- 14 de fevereiro de 2020

A Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, já estabeleceu seu plano de ação preventiva para o exercício de 2020. Entre elas, atividades educacionais e de enfrentamento de situações de riscos e desastres são os destaques.

Na segunda quinzena de fevereiro, agentes de Defesa Civil visitarão 10 unidades escolares para colocar em prática o programa Noções de Primeiros Socorros na Escola (NoPSE). A ação é voltada aos professores, gestores e funcionários das unidades de ensino, que aprendem os primeiros socorros necessários diante de um acidente com alunos ou funcionários acidentados, sabendo como agir até a chegada do resgate.

Em abril, terá início o programa Defesa Civil na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação, visando instruir os alunos da Educação Infantil sobre a importância da percepção de riscos. Em 2019, mais de cinco mil crianças participaram das palestras ministradas pela personagem “Tia Civil”, que de forma lúdica e interativa ensina as crianças sobre os cuidados importantes que devem ser tomados na prevenção de acidentes. O programa visitará 13 Emeis nos períodos da manhã e tarde.

No segundo semestre será formada a nova turma de Agentes Mirins de Proteção e Defesa Civil com alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal. O programa, que formou 150 estudantes no ano passado, oferece aos agentes mirins conhecimentos sobre percepção de risco e prevenção de desastres em todas as áreas com o objetivo de que as crianças e adolescentes se tornem multiplicadores dessas ações.

Além de todo o roteiro de ações preventivas que está programado para 2020, a Defesa Civil também atende empresas e instituições quando solicitada. Só em 2019, foram realizadas palestras educativas em cinco ONGs da cidade alcançando assistidos e seus familiares.

O centro de operações da Defesa Civil está localizado nas dependências da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, na rua da Prata, 725, Jardim dos Camargos. O telefone de contato é 4199-1400, ramal 184. Solicitações de palestras ou orientações podem ser feitas através do e-mail: defesa.civil@barueri.sp.gov.br.

Temp Temp Temp Temp Temp