Temp

Equipes de enfermagem iniciam o ano com novos treinamentos

- 14 de fevereiro de 2020

Os enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes de vigilância em saúde que atuam na rede de Barueri, ligados à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), já iniciaram 2020 com novos treinamentos. Desta vez eles se aprofundaram em questões como Qualidade e Segurança do Paciente e também Prevenção e Tratamento de Feridas.

O treinamento ocorreu nos dias 28 e 30 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro no auditório do Senai Barueri, de manhã e à tarde para que servidores de todas as unidades pudessem participar. Ao todo, 436 profissionais fizeram os cursos.

Raio X da Atenção Básica
A diretora técnica de enfermagem, Fernanda Lucas Medeiros Munhoz, abriu o evento fazendo um diagnóstico situacional das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde atuam esses profissionais, e abordando o planejamento estratégico. Para tanto, apresentou o organograma da Coordenadoria, o quadro atual de funcionários, os programas que envolvem a equipe de enfermagem, dentre vários outros detalhes.

Segurança do paciente
A enfermeira Thaís Andréa Tonissi de Lima explicou o que é o Núcleo de Qualidade e Segurança da Cabs, suas principais atividades e como está ocorrendo a implantação desses protocolos na rede básica. A implantação é obrigatória, de acordo com a Resolução - RDC nº 36, de 2013, conforme institui a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“O Núcleo vem para promover e apoiar a implementação de ações de saúde voltada à segurança do paciente. A gente resolveu unir as equipes para explicar a eles o que é esse processo, o que vai ser feito dentro das unidades e como funciona toda essa implementação”, ressalta Thaís.

Tratamento de feridas
Por último aconteceu a capacitação sobre Prevenção e Tratamento de Feridas, desta vez com a participação de profissionais de toda a rede de saúde, ministrada pela enfermeira Claudia Regina Leão Melo, especialista em produtos da linha de curativos. “Nós estamos falando dos curativos, dos tipos de feridas que os pacientes têm e o tipo de tratamento mais adequado a ser aplicado. Pra você saber o tratamento, primeiro tem que conhecer a ferida, saber a etiologia, de onde vem, e com base nisso indica o melhor tratamento”, detalha a convidada.

De acordo com Claudia, há tecnologia avançada nos novos curativos, capazes de trazer maior conformidade à ferida, melhorar o processo de cicatrização, acelerar a cura etc.

O representante comercial da empresa que fornece os curativos à Prefeitura, Rodrigo Bruno Dias, explicou que há muitas inovações nesse mercado dos curativos e Barueri conta com as principais delas. “A gente veio para mostrar aos enfermeiros o que eles têm disponível na casa para utilizar, qual a melhor forma de aplicar essas opções nos pacientes e, com isso, dar uma melhor qualidade ao atendimento”, diz.

A capacitação é uma ação de Educação Permanente, que não apenas incentiva, mas traz até os profissionais que atuam na rede municipal de saúde diversos cursos e aperfeiçoamentos ao longo de todo o ano.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp