Sarampo: Dia D de vacinação acontece neste sábado, dia 15

- 14 de fevereiro de 2020

Neste sábado, dia 15 de fevereiro, é dia de mutirão de vacinação contra o sarampo em todo o Estado de São Paulo. Trata-se do Dia D da campanha, que está em curso desde 10/02 e que vai até 13/03.

Neste sábado as 19 Unidades Básicas de Barueri (UBSs) estarão de portas abertas, das 8h às 17h, para atender ao público que não consegue ir à unidade durante a semana.

No Dia D haverá também postos volantes na Aldeia da Serra (Residencial Morada dos Pássaros, que fica na av. dos Pássaros) e em Alphaville (no Alpha Shopping: Alameda Rio Negro, 1033).

Essa campanha é voltada a pessoas de 5 a 19 anos, mas quem estiver com a carteira de vacinação desatualizada pode comparecer à UBS para tomar as doses faltantes. Por isso é de extrema importância levar a caderneta de vacinação.

Crianças a partir dos seis meses de vida podem e devem tomar a vacina. Trata-se da dose zero, muito importante para proteger os bebês do sarampo em uma fase em que são bastante suscetíveis às doenças. Mas atenção: a dose zero não substitui a vacina que deve ser aplicada no 1º ano de vida novamente.

Lembrando que o Calendário Nacional de Vacinação prevê que pessoas de 1 a 29 anos devem ter ao menos duas doses tomadas ao longo da vida; enquanto que pessoas de 30 a 59 anos precisam ter tomado ao menos uma dose. Maiores de 60 anos devem pedir orientação médica para serem vacinadas.

Quem perdeu a carteira de vacinação ou não sabe se já tomou todas as doses preconizadas deve comparecer à UBS para receber orientação da equipe de saúde.

Não deixe de se vacinar. O imunobiológico é a única forma de prevenir o sarampo: uma doença grave que pode levar à morte.

Assista ao vídeo