Temp

Junho Vermelho ajuda estoques de sangue aumentarem; campanha continua 

- 14 de junho de 2019

É durante as campanhas que os bancos de sangue conseguem a maior parte das doações. É o que afirma a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo fornecimento de sangue e hemocomponentes no estado de São Paulo.  

Em Barueri, segundo a própria instituição, o número de doações espontâneas chama a atenção, porque costuma ser maior do que em outros locais. Mas há um aumento considerável no mês de junho, graças à campanha que o município realiza desde a aprovação da lei 2.499, de 9 de março de 2017, fazendo com que o “Junho Vermelho” integre o calendário oficial da cidade.  

Ainda de acordo com a Pró-Sangue, embora o hemocentro de Barueri seja o menor dentre os 11 que mantém, ele é responsável por 10% das bolsas de sangue angariadas em todo o estado. A Fundação considera a população do município e do seu entorno bastante engajada com a causa.  

A jovem de 20 anos Vitória Domingues reforça essa tese. Ela conta que o desejo de doar sangue era antigo, até que no dia 12 de junho tomou a iniciativa e doou pela primeira vez. “Se cada um fizesse um pouquinho disso, salvaria milhares de vidas, e é isso que importa: salvar vidas”, declarou, satisfeita. 

Cidade engajada 
“Atualmente, a unidade responde por cerca de 10% da coleta da Fundação. Mas é claro que esse sucesso deve ser tributado essencialmente à comunidade barueriense, que tem se mostrado solidária e extremamente comprometida aos apelos de convocação de doação de sangue", assinala Renata Barros, médica responsável pela Divisão de Postos Externos da Fundação Pró-Sangue. 

Renata relembra uma ação realizada pela Prefeitura em 2010, que, inclusive, inspirou a criação do posto de coleta na cidade. "As campanhas cumprem um papel muito importante para os hemocentros de todo o Brasil, pois dão grande visibilidade à doação voluntária de sangue junto à população. Prova disso é a experiência que a Fundação Pró-Sangue teve com o município de Barueri. Em 2010, participamos de uma importante ação de coleta pela campanha Barueri Sou do Bem, que contabilizou na época cerca de 800 bolsas para os estoques da instituição. No mesmo ano consolidamos uma importante parceria com a Prefeitura da cidade que resultou na abertura de um posto da Pró-Sangue no Hospital Municipal Francisco Moran”, declarou.  

“Seja do tipo que ajuda” 
A campanha Junho Vermelho continua até o final do mês, mas é sempre bom lembrar que os hemocentros precisam de doações o ano inteiro. A unidade existente na cidade fica dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na rua Ângela Mirella, 354, Vila Dom José / Boa Vista. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. 

Aqui é possível conferir os endereços de outros hemocentros, como em Osasco e em São Paulo. É possível ver a posição dos estoques do banco de sangue em tempo real por meio do site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br). O site também disponibiliza, de forma detalhada, os requisitos básicos e impedimentos para a doação. 

Temp Temp