Arte suave aprimora resistência, equilíbrio e autoconfiança dos guardas municipais

- 14 de agosto de 2018

Torções, golpes e pressões que podem dominar um oponente e leva-lo ao chão, tudo com muita técnica e precisão. A arte suave, o jiu-jítsu, que ganha cada vez mais espaço em Barueri, também é uma ferramenta importante na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).

De acordo com o professor José Paulo Vicente, o objetivo é deixar os agentes mais calmos para que saibam se defender sem se machucar. “A luta ajuda a manter o equilíbrio na hora de agir e aumenta a autoconfiança”, ressaltou.

Atualmente, quase 20 agentes participam das aulas que acontecem toda semana no Batalhão Coronel Edson Santos da Silva, que sedia a Secretaria. Os treinos têm gerado efeitos positivos. Muitos guardas passaram a ter mais resistência física. “Muitas vezes eles precisam correr na rua e o treino os prepara para isso também”, conclui o mestre.

O jiu-jítsu foi criado pela necessidade do samurai saber lutar sem suas lanças e espadas, que poderiam ser facilmente perdidas durante um duelo e também, pelo fato de suas armaduras impedirem ataques mais traumáticos. Por isso, criaram um método com golpes de alavanca e quedas de imobilização. O treino na SSMU é justamente assim, os guardas aprendem mais sobre defesa pessoal e golpes de imobilização para quando o confronto for necessário.

“Usamos essa modalidade na rua para imobilizar sem usar arma, uma ação preventiva da força. A arte marcial deixa a pessoa autoconfiante sem usar o impacto desnecessário, tanto na vida profissional quanto pessoal”, afirma Moacir Sanches Júnior, classe distinta da Romu, que participa das aulas há mais de dois anos.

A modalidade que era exclusiva aos guardas municipais, agora atende também agentes do Demutran e demais servidores da Secretaria.