Temp

Idosos usam tecnologia para estar em movimento

- 15 de julho de 2020

Fechado ao público desde o dia 17 de março, o Parque da Maturidade José Dias da Silva, equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads), tem mantido várias frentes de contato com os idosos cadastrados.

Pouco depois do início da pandemia de coronavírus, professores começaram a usar as redes sociais e até o WhatsApp para manter contato com os idosos e dar algumas aulas virtualmente.

Os professores da área esportiva gravam do próprio Parque, onde continuam trabalhando internamente.

O Parque da Maturidade tem cerca de 5 mil idosos cadastrados. Como todos são maiores de 60 anos e pertencem ao chamado grupo de risco da doença, eles permanecem em casa.

Mas as aulas virtuais fazem sucesso. Os idosos retribuem enviando mensagens de agradecimento aos professores. Há relatos inclusive de idosos de outras localidades que estão fazendo as aulas e “saindo do tédio”. Ambos os canais são abertos a todos, de todas as idades. Quem não conseguir acompanhar a aula ao vivo pode assistir quando e quantas vezes quiser.

Algumas aulas estão sendo feitas através de lives (transmissões ao vivo pelas redes sociais). Aulas de ritmos, alongamento, aulas recreativas, temáticas, ginástica, resistência muscular, equilíbrio, treinamento para atletas, ioga, pilates e até bate-papo. As lives acontecem de segunda a sexta, às 10 horas, e também segundas e quintas, às 14 horas.

As transmissões são feitas no canal Parque da Maturidade Oficial pelo Facebook e também no canal Parque da Maturidade Oficial pelo YouTube, assim que conseguirem 1.000 inscritos.

Mais ações
Idosos cadastrados no Parque da Maturidade foram atendidos com cobertores comprados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com ovos de páscoa e com cestas básicas para aqueles que necessitavam.

Os alunos que estudam no Parque e frequentam o EJA também receberam em suas casas a apostila de estudo enviada pela Secretaria de Educação de Barueri.

Saudade
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Adriana Bueno Molina, gravou um vídeo dirigindo-se aos idosos, dizendo que a saudade era grande, mas a hora é de se cuidar e ficar dentro de casa. “A vida de vocês é preciosa para nós. Quando tudo isso passar, estaremos juntos novamente."

Temp Temp Temp