Temp

Alunos da Emef Agenor Lino realizam projeto sobre Lei Maria da Penha

- 15 de agosto de 2017

Neste mês de agosto a Lei Maria da Penha completou 11 anos e com objetivo de levar o tema também para sala de aula, os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agenor Lino de Matos, Vila Universal, realizaram projetos escolares que abordaram a violência doméstica.

Em maquetes e cartolinas, os alunos apresentaram, na visão deles, o impacto da violência contra a mulher na sociedade, por meio de imagens, frases e desenhos. Mas antes da confecção dos trabalhos, os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre assunto em sala de aula.

“Esse assunto englobou tudo o que gente sabe sobre feminismo e direitos humanos. A gente precisa desse espaço para falar sobre a mulher, porque na sociedade que vivemos, mal podemos sair sozinhas de casa à noite sem ficar com medo. E trabalhar com isso dentro da escola é muito bom. Teve muita gente que compartilhou histórias e isso fez com que a gente se sentisse com liberdade para falar sobre os nossos direitos. Eu meu senti um pouco mais segura, pelo menos aqui na escola”, disse a aluna do 9º ano, Ana Luiz Costa Araújo, de 15 anos.

“Eles pesquisaram sobre a Lei Maria da Penha e compreenderam as relações de violência em todos os contextos. Entenderam que no casamento a mulher não é empregada, além de despertarem sobre a importância do respeito e igualdade. Depois de abordar o assunto, o comportamento em sala de aula mudou e o respeito prevalece entre os colegas”, afirmou a idealizadora do trabalho escolar, professora Soraia Hidalgo.

A coordenadora de Direitos Humanos e Enfretamento a Violência de Gênero, Luciana Ribeiro, visitou a escola e viu de perto a exposição dos trabalhos escolares.

“Sabemos que há muitos casos onde os alunos vivem em um ambiente violento, e acreditam que isso é normal, e a melhor forma de combater essa realidade é levar para educação temas que representam a humanização e o respeito ao ser humano, pois contribui com o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes e repercute de forma positiva na sociedade”, esclareceu Luciana.

“Buscamos trabalhar com os alunos projetos que marcam a vida deles, inclusive,  assuntos ligados a direitos humanos serão  explorados ao longo do ano, pois acreditamos que  temas como a existência da violência doméstica devem ser trabalhados infinitamente”, afirmou a diretora Regina Teresa Rocha.