Em casa e cheio de esperança, Rubrão estreia na A2 nesta quarta

- 16 de janeiro de 2018

Nesta quarta-feira (dia 17), o Oeste inicia a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista recebendo o tradicional Guarani, às 19h30, na Arena Barueri. O jogo tem ingressos a preços promocionais e alguns motivos que deixam o torcedor esperançoso pela conquista do acesso à Série A1. Além de manter o forte elenco que fez boa campanha na Série B do Brasileiro de 2017, o Rubrão também aposta, nesta temporada, na safra de talentosos garotos das suas categorias de base.

Da equipe sub-20, já treinam com os profissionais o volante Napy, o lateral-esquerdo Pedro e o meia-atacante Kaique, além do volante Erivan, cuja trajetória no futebol remete a um conto de fadas. A história de Erivan José de Souza Santos, com apenas 17 anos e independentemente do desfecho que venha a ter, já pode ser fonte de inspiração e exemplo para muitos jovens que buscam um sonho.

Em maio do ano passado, Erivan estava na arquibancada da Arena Barueri, em mais uma partida da Série B, para torcer pelo seu Oeste quando soube que o clube realizaria testes para as categorias de base. “Uma hora eu estava sentado na arquibancada contra o Criciúma e outra hora estava na peneira. Eu dei a vida, era a última oportunidade que eu tinha e, graças a Deus, fui aprovado", contou o atleta à repórter Ana Paula Yabiku, em matéria do portal globoesporte.com.

Entre 1.300 garotos, ele foi selecionado para o sub-17. Alguns treinos e já figurava o sub-20, vislumbrando a possibilidade de disputar a Copa São Paulo. O torneio chegou em janeiro, o estádio barueriense estava selecionado para sediar um grupo da competição, mas a moderna estrutura não intimidou o garoto. Arena e Erivan já eram “velhos conhecidos”, pois no gramado do Belval, no ano passado, o ex-servente de pedreiro sagrou-se campeão, pelo Unidos da Petrolina, da categoria juniores do Campeonato Amador de Barueri, cidade onde nasceu, estudou e sempre viveu.

“Pogba do Imperial”
O porte físico longilíneo com 1,86m de altura e a classe com a qual o jovem desarma e sai para o jogo lembram o estilo do seu ídolo, o meia francês Paul Pogba, do Manchester United. Mesmo com o Oeste eliminado da Copinha, as atuações do volante nas três partidas reforçaram a impressão que o técnico do time principal, Roberto Cavalo, já havia tido em um jogo-treino entre profissionais e sub-20.

Erivan foi apresentado ao elenco principal do Rubrão no sábado (dia 13), após a equipe vencer por 1x0 o Taboão da Serra, em partida preparatória para a A2, na Arena. O mesmo Taboão que, após uma sessão de testes, o morador do Parque Imperial (bairro mais distante do centro de Barueri) teve que abandonar pelo custo que teria com os deslocamentos.

Espelho
O secretário de Esportes de Barueri, Tom Moisés, explica que o apoio da Prefeitura a equipes profissionais é estrutural, com o empréstimo de equipamentos públicos como a Arena e o Ginásio José Corrêa, já que o dinheiro público não pode e, até por força de lei, não deve ser investido no esporte profissional.

“Nosso objetivo não é revelar novos talentos, a prioridade é o projeto social. É utilizar o esporte como ferramenta de educação. Atendemos cerca de 13 mil crianças e adolescentes diariamente em 19 modalidades. Estes jovens precisam ter um incentivo, uma referência ou a certeza de que podem se profissionalizar um dia. O Oeste e também o Hinode no vôlei proporcionam isso, além do lazer e entretenimento a toda a população”, ressalta o secretário.

Temp Temp