Temp

50 Tons de Vida Rosa: artesanato promove interação entre mulheres com câncer de mama

- 16 de março de 2020

Na quinta-feira (dia 12), as assistidas pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, da Secretaria da Mulher, se reuniram pela manhã para a segunda ação do programa 50 Tons de Vida Rosa.

As Pérolas Rosas (nome usado para se referir às mulheres que são assistidas pelo Núcleo) foram instruídas pela professora Eva Marques Candido, que ensinou técnicas em biscuit para customizar canecas. O evento ocorreu no espaço gourmet da Secretaria e ainda contou com um café da manhã especial.

As canecas usadas para a customização foram arrecadadas durante a campanha do Outubro Rosa de 2019 “Fique Rosa Você Também”.

O intuito da ação foi trazer uma forma de interação entre as assistidas, que através do artesanato encontram um modo de se descontrair e encarar a doença de uma forma mais leve.

Eva Marques Candido, professora de artesanato, contou como as atividades ajudam a vida dessas mulheres. “O trabalho com artesanato em geral é realmente maravilhoso para todas elas, pois elas encontram uma forma de se descontrair, de conversar, falar sobre os problemas e trocar informações. Umas chegam e contam sobre a doença, dão dicas e conselhos sobre como superar e várias outras coisas. É realmente muito bom, porque elas trocam saberes e se ajudam, como uma grande terapia em grupo. Participar de tudo isso é extremamente importante para mim, porque eu aprendo muito com elas”, declarou.

Ações contra o câncer de mama não são só no Outubro Rosa
O programa 50 Tons de Vida Rosa tem como objetivo realizar 50 ações ao longo do ano para conscientizar a população sobre o câncer de mama e para trazer benefícios para as mulheres que estão enfrentando a doença.

Essas ações pretendem auxiliar o tratamento oncológico das assistidas, criando assim um incentivo à saúde e ao bem-estar, através do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, setor ligado à Secretaria da Mulher que oferece cuidados paliativos, orientações sobre o autocuidado e palestras, dentre outras ações. O Núcleo também realiza doação de perucas, lenços, sutiãs pós-cirúrgico, próteses pós-mastectomia, corpetes e braçadeiras.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp