Temp

Atendimento do HMB a criança vítima de cerol é mostrado em programa da Record

- 16 de julho de 2018

No dia 5 de julho a equipe de reportagem do programa “Hoje em Dia”, da TV Record, esteve no Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran. Eles estavam contando a história do menino João Victor, de 9 anos, morador da cidade, que no dia 2 foi vítima de grave acidente causado por linha de pipa com cerol – mistura de cola e vidro moído usada para cortar a linha de pipas adversárias e que, frequentemente, fere transeuntes, especialmente motoqueiros e ciclistas.

Foi o que aconteceu com João Victor. Ele estava de bicicleta, andando ao lado do pai já perto de casa quando sentiu algo lhe cortando a garganta. O desfecho poderia ter sido ainda mais trágico se o socorro não tivesse ocorrido de forma ágil e eficiente. O atendimento emergencial e a cirurgia foram realizados pela equipe do HMB, que conseguiu salvar a vida do garoto.

Em entrevista à Secretaria de Comunicação de Barueri, a mãe de João Victor, Iolanda Maria de Assis Valverde, disse que se não fosse a eficiência do atendimento realizado pelo HMB seu filho poderia ter morrido. “A gente tem convênio, mas eles foram tão prestativos e rápidos que não tivemos necessidade de acioná-lo”, disse a mãe, feliz com o tratamento recebido.

Iolanda também elogiou o atendimento agora que o susto passou e o filho já teve até alta. Segundo ela, João ainda vai passar por um acompanhamento de três meses e todos os retornos estão acontecendo em curto espaço de tempo. “Não tenho do que reclamar, todo o atendimento foi bom, desde o pronto-socorro, que foi muito rápido, até o tratamento no hospital”, afirma.

À reportagem da Record, o médico Lucas Andrade, cirurgião geral do HMB que realizou os primeiros procedimentos assim que João chegou ao Hospital, contou que foi por muito pouco que a linha não entrou na via aérea principal e na traqueia da vítima. “A linha, aparentemente, entrou primeiro no ombro e depois ela entrou no pescoço. Foi quase o pescoço total. Uma das veias importantes que tem, superficiais, que é a jugular externa, foi atingida também e os músculos relacionados à traqueia. Eles foram rompidos e foram reconstruídos”, disse o médico na entrevista.

Seis médicos do HMB participaram da cirurgia de reconstrução do pescoço e do ombro de João Victor. Atualmente ele passa bem, está em casa e já tirou os pontos, mas a atenção da equipe médica continua, já que a recuperação é lenta.

A reportagem foi de Samara Bastos, intitulada “Veja na prática os perigos das linhas de pipa com cerol” e apresentada por Ana Hickmann no dia 9 de julho e pode ser assistida AQUI.