Temp

Crianças da maternal Carlos Osmarinho ficam encantadas com visita a aldeia indígena

- 16 de julho de 2019

No sábado (dia 13) as crianças e pais da maternal Carlos Osmarinho, do Jardim Flórida, tiveram um dia muito especial. Eles foram visitar a Aldeia Itakupe, no Pico do Jaraguá.

A ideia do encontro foi da professora Elisângela Faustino, que realiza na escola o projeto “Meu Amigo Itakupe”. Em abril, os integrantes daquela aldeia estiveram na escola e apresentaram um pouco de sua história, música, arte e culinária.

Nesta parte do projeto foi a vez das crianças baruerienses e seus familiares conheceram mais um pouco sobre a vida na aldeia.

Na oportunidade aconteceu uma bonita integração com as crianças e adultos. Além das rodas de conversa, as crianças puderam participar de contação de histórias e músicas, entre outras atividades.

A ideia do projeto é levar para as crianças do maternal a vivência, respeito e conhecimento da cultura indígena.  De acordo com a professora Elisângela Faustino, o encontro foi muito produtivo. “Aprendemos um pouco mais sobre os costumes, a rotina, cozinha comunitária e como são preparados os alimentos na aldeia. As crianças ficaram encantadas, brincaram na terra, brincaram com os animais. Também fizemos um piquenique em volta da fogueira. O líder daquela comunidade, Pedro Karaí, falou sobre valores, espiritualidade e amizade, entre outros importantes valores”, contou a educadora.

Sobre a Aldeia Itakupe
A comunidade indígena vive na região do Pico do Jaraguá e se mantém por intermédio do comércio do artesanato e de festivais organizados pela aldeia. Além da iniciativa de revitalização dos rios, existem outros projetos desenvolvidos por esse povo, como a criação de uma horta com plantação de mandioca e batata doce.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp