Barueri fecha primeiro semestre com menor número de homicídios de sua história

- 16 de agosto de 2018

É só ligar a televisão por alguns instantes que logo se ouve notícias sobre falta de segurança em todo o país. São casos de acidentes, sequestros, roubos e até assassinatos. Mas quando se fala sobre a segurança pública de Barueri, pode-se afirmar que a realidade é bem diferente, pois a cidade se encontra em ótima colocação no quesito segurança.

Os dados comprovam isso. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Barueri vem reduzindo e mantendo baixos os índices de furtos, roubos e homicídios dolosos: quase 12% menos do que 2017, que já teve diminuição de 35,9% se comparado a 2016 (considerando o acumulado nos seis primeiros meses de cada ano). E o mais impressionante é que a cidade fechou o primeiro semestre de 2018 com o menor número de homicídios desde 2002, quando começou a série histórica de estatísticas.

Segundo o IBGE, a maior incidência de homicídios no país ocorre no período da madrugada. E Barueri, mais uma vez, atua de forma intensiva e preventiva com a operação Madrugada Segura. “A finalidade da operação é diminuir o índice de criminalidade durante a madrugada, principalmente nos pontos de ônibus nos horários em que os munícipes saem ou chegam do trabalho”, explica Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri.

Este tipo de patrulhamento inibe a ação dos bandidos e garante mais proteção à população nos chamados “horários de risco”. Em média, são empregadas 18 viaturas e 10 motocicletas, com um total de 52 agentes da Guarda. “O saldo é positivo, uma vez que não registramos ocorrências nos locais patrulhados durante a madrugada”, conclui a secretária.

Temp Temp