Temp

Cartilha sobre guarda responsável é distribuída nas escolas de Barueri

- 16 de outubro de 2018

A cartilha sobre guarda responsável de animais domésticos, criada pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), já está circulando por Barueri. A porta de entrada foi a Secretaria de Educação, que recepcionou a equipe da Sema na Emef Prof. Taro Mizutori no dia 4 de outubro diante de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A escola estava toda decorada com cartazes ligados ao tema, confeccionados pelos alunos do 6º ao 9º ano.

O secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Oliveira – o Bidu – conversou com a criançada sobre a importância de cuidar e dar amor aos bichinhos de estimação. “Hoje, a escola de vocês foi escolhida para iniciar esse projeto de adoção animal, que é muito importante. Cuidem bem dos animais, os tratem com amor e carinho porque eles têm muito apego em nós”, apelou Bidu junto aos alunos.

A gestora do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad), Roberta Siqueira Mesquita, também conversou com as crianças. Ela explicou o que é o Cepad e a possibilidade de adotar cães e gatos que aguardam por uma família. “Quem quiser ter um animalzinho, avisa o papai e a mamãe, veja se pode ter em casa, se tem condição, espaço, comidinha, se tem como dar vacina, levar no veterinário e aí procura o Cepad”, recomendou.

Crianças são multiplicadores
A médica veterinária Alessandra Spitaletti, que também é mãe de um aluno dessa mesma Emef, foi convidada pela escola para falar sobre os cuidados necessários ao se ter um bichinho. Ela frisou bastante a importância de prestar atenção aos sinais para detectar problemas de saúde nos pets, deu recomendações para não atrair ratos e, com isso, evitar a leptospirose, além de outros riscos.

“A gente tem que cuidar. Saber que quando pegamos um cachorrinho, um gatinho, vamos cuidar e ter responsabilidade sobre a sua saúde”, destacou. Para ela, as crianças são importantes multiplicadores. “Eu acredito nas crianças, é o futuro. Estou há 21 anos trabalhando nessa área, já vi tanta coisa negativa. As crianças absorvem totalmente o que a gente fala, ali é uma sementinha que se planta”.

Para a diretora da unidade, Alessandra Medeiros Oliveira, esse foi um importante momento de conscientização e concorda com a veterinária: as crianças tornam-se agentes fiscalizadores. “A maioria tem animalzinho, mas não sabe, de repente, como cuidar, tratar direitinho. Acho que foi bem importante essa conscientização. E eles acabam sendo multiplicadores também, levam para casa, para o amiguinho, o primo que não estuda aqui, isso que é importante“, reforça.

A cartilha, intitulada “Adote um Animalzinho de Estimação – Saiba Tudo Sobre a Guarda Responsável”, está sendo entregue a todos os estudantes do município. A equipe da Sema lembra que está à disposição das escolas para promover palestras sobre o assunto.

Dia Animal
Os alunos também foram convidados para o Dia Animal, que será em 21 de outubro no Parque Dom José (rua Ângela Mirella, 500, Jardim Maria Tereza, Barueri), das 9 às 16h. Confira mais informações clicando AQUI