Temp

Orientação a motoristas faz multas caírem 37% em Barueri

- 17 de março de 2017

No primeiro bimestre de 2016, o Demutran de Barueri (órgão da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana) processou 12.310 autuações de trânsito. Já em janeiro e fevereiro deste ano, foram 7.720 autuações. A diferença mostra uma redução de 37% na aplicação de multas de trânsito.

Segundo Edson Orrin, coordenador de Trânsito, o objetivo principal dos agentes do Demutran é a orientação aos motoristas. “Apenas a última etapa é a efetiva autuação. Nessa filosofia de trabalho, os agentes estão aí para instruir os motoristas, e não para multa-los”, explica.

O coordenador ressalta que o modelo não compactua com a impunidade. “Impunidade jamais, tanto o motorista do nosso município como os de fora têm correspondido nas orientações e é justamente por isso que diminui o número de autuações, mas obviamente aqueles que não cumprem essas orientações são devidamente autuados”, alerta Orrin.

Ainda de acordo com o responsável pelo Demutran, o comportamento operacional dos agentes tem sido moldado em três aspectos. Postura profissional séria e responsável (não brava ou retraída) para inibir o condutor em possíveis ações irregulares; conduta educada para conquistar o respeito do motorista; e a iniciativa profissional, que demonstra responsabilidade, por meio de resposta rápida e tomada de decisão imediata em eventos adversos.

Atualmente o efetivo do órgão conta com 147 agentes e uma frota de 52 viaturas, sendo 30 motocicletas e 22 viaturas de quatro rodas.

Contato
Para entrar em contato com o Demutran, o telefone é 4199-1414.
 

Temp