Vacinação contra a gripe continua em Barueri

- 17 de maio de 2018

No último sábado (dia 12) a Secretaria de Saúde de Barueri, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (VISA), realizou o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação ocorreu em todo o território nacional e foi voltada ao público que compõe o grupo de risco.

Em Barueri, as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e quatro postos volantes realizaram a imunização durante todo sábado. Foram aplicadas 25.570 vacinas, o que corresponde a 48,68% da meta estipulada para o município. A intenção era vacinar 52.532 pessoas.

Dos imunizados no sábado, 4.580 eram crianças, 4.118 eram trabalhadores da saúde, 1.080 eram gestantes, 349 eram puérperas, 14.845 eram idosos e 600 eram professores, público esse que compõe o grupo de risco.

Restando, portanto, mais de 51% de doses a serem aplicadas, a vacinação continua no município de segunda a sexta-feira em todas as UBSs e em dois postos volantes: o Solar Ville Garaude, localizado na Av. Copacabana, 536, no Alphaville 18 do Forte (que irá vacinar apenas idosos) e a Universidade Paulista / Clínica Unip, localizada na Alameda Amazonas, 492, em  Alphaville.

Público-alvo:
Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é destinada a crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas / imunodeprimidos,  pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e trabalhadores das escolas públicas e privadas.

Barueri está em plena campanha de vacinação contra a gripe desde 23 de abril. Está sendo aplicada a dose trivalente, que protege contra três vírus da influenza: a A (H1N1), A (H3N2) e a cepa tipo B.