Teleacolhimento da Cabs garante suporte a milhares de pacientes

- 17 de junho de 2020

A Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) de Barueri criou a Central de Teleacolhimento, que começou a atuar no dia 13 de abril, com o intuito de garantir assistência aos pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

O atendimento é feito por telefone por uma equipe multiprofissional que verifica o estado de saúde dos pacientes que constam nos cadastros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Quando é identificada alguma alteração ou piora no quadro, o profissional de saúde agenda imediatamente a consulta na UBS de referência do paciente para avaliação.

“O teleacolhimento tem como prioridade reforçar a orientação de isolamento social aos portadores de condições crônicas que impliquem em risco aumentado para agravamento da Covid-19 e agendar consultas presenciais apenas quando extremamente necessário”, esclarece o coordenador da Cabs, Claudinei Alves Rodrigues.

Desde que o serviço começou até o dia 9 de junho foram realizadas 27.181 ligações, das quais 10.969 atingiram o objetivo de contatar o paciente. Desses, 184 necessitaram de acolhimento presencial na UBS.

O mais preocupante, no entanto, é que a maioria das ligações - um total de 16.212 - não teve sucesso. Isso ocorre por diversos motivos: pacientes não encontrados, número de telefone desatualizado no cadastro ou desativado, além do registro de números inexistentes. Por isso a Cabs reforça que os usuários da rede de saúde mantenham seus cadastros sempre atualizados em sua Unidade Básica de Saúde.

AQUI você confere o número de telefone de todas as UBSs do município para mais informações sobre como atualizar o cadastro.