Projeto de nutrição do PS Central oferece alimento para corpo e alma dos pacientes

- 17 de julho de 2020

Um olhar lúdico e afetuoso invadiu as refeições servidas aos pacientes do Pronto-Socorro Central de Barueri. Buscando oferecer mais do que os componentes nutricionais necessários para garantir a recuperação dos doentes, a equipe de nutrição que atua no PS criou um projeto que está levando um sorriso ao rosto das pessoas ali atendidas até mesmo quando a dieta é rígida.

Pratos coloridos e com elementos comestíveis divertidos têm chamado a atenção dos pacientes, especialmente as crianças, o que tem agido como um poderoso aliado no restabelecimento da saúde. “Impacta totalmente no tratamento e recuperação dos pacientes. Eles ficam mais dispostos e receptivos ao tratamento médico. O benefício é enorme e a equipe fica muito feliz com esse retorno”, garante a nutricionista e gestora da equipe no PS, Aline Cristina Rodrigues Kawate.

Além do cuidado no preparo da comida e dos elementos lúdicos, a equipe também escreve mensagens de ânimo e força na tampa de cada prato, como “Estamos com você”, “Tudo vai ficar bem”, “Conte sempre conosco” e várias outras.

Aline conta que o feedback tem sido mais do que satisfatório. “Temos um retorno muito positivo por parte dos pacientes e acompanhantes. Os familiares relatam que as crianças ficam na expectativa de qual ‘bichinho’ irá chegar. A maioria dos familiares referem que irão levar essa iniciativa para ser aplicada em casa, quando o paciente receber alta”, relata.

Intitulado NutriAção, o projeto começou a ser desenvolvido em janeiro deste ano no PS Infantil e estendeu-se ao PS Adulto no início da pandemia causada pelo novo coronavírus. Responsável pela fiscalização do contrato de nutrição na unidade pela Secretaria de Saúde do município, Joelma de Souza, que também é profissional de nutrição, diz que a iniciativa estimula a alimentação dos pacientes internados. “O ambiente hospitalar, de certa forma, já causa um grande impacto na alimentação. Queremos mostrar que estamos juntos e preocupados, desde atender às necessidades nutricionais até levar prazer e conforto aos pacientes e familiares”, declara a profissional.

Case de sucesso
A equipe de nutrição da unidade é composta por sete profissionais. A ideia foi elaborada pela gestora, Aline, e aprovada pela Secretaria de Saúde através do aval de Joelma. Membro da equipe, a nutricionista Natasha Lino divulgou o trabalho junto ao Conselho Regional de Nutrição (CRN - 3ª Região), por meio da campanha #NutriçãoqueEvoluiCRN3. O órgão de classe deu destaque ao projeto em seu perfil no Instagram no dia 10 de julho com muitos elogios (veja AQUI).

“A Nutricionista Natacha Lino Mendonça, juntamente com a equipe de Nutrição do pronto-socorro de Barueri (SP), teve a ideia de fornecer os alimentos de uma forma diferente e lúdica para os adultos e as crianças internadas no local, com objetivo de mostrar a eles que não estão sozinhos neste momento difícil”, cita parte da postagem, que finaliza: “Que orgulho de vocês, profissionais! Parabéns a todas as envolvidas pela iniciativa!”.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp