Temp

Barueri promove palestra sobre saúde do homem

- 17 de julho de 2017

Na semana que se celebrou o Dia Nacional do Homem (15 de julho), data criada com o objetivo de alertar sobre a importância dos cuidados da saúde masculina, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quinta-feira (dia 13) a palestra “‘Saúde do Homem”. A ação foi realizada no Parque da Maturidade José Dias da Silva, situado no bairro Parque Santa Luzia.

Conduzido pela técnica de enfermagem Leila Maria Costa de Oliveira do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), o encontro apresentou índices sobre a taxa de mortalidade dos homens no país e suas causas. Alertou também sobre a importância da prevenção de doenças através de diagnósticos precoces.

Com base nos dados do Ministério da Saúde, a palestrante afirmou que entre os principais problemas de saúde que afetam os homens estão obesidade, alcoolismo e tabagismo. “A má alimentação e consumo excessivo de álcool podem gerar sérias doenças crônicas como diabetes e problemas cardiovasculares”, disse, reforçando que “o tabagismo ainda é mais frequente entre os homens”.

Outra informação que chamou a atenção é que homens, com idade entre 20 e 59 anos, morrem mais que mulheres por doenças que afetam aparelhos digestivo e circulatório, e neoplasias (tumores). Os índices apontam que 87% das mortes relacionadas a doenças alcoólicas no fígado e 70% das mortes ligadas a infarto agudo do miocárdio acontecem nos homens.

Câncer de próstata
Estima-se no Brasil a ocorrência de quase 300 mil novos casos de câncer entre os homens ao ano. Em relação ao câncer de próstata, são esperadas mais de 60 mil ocorrências.

“A luta contra o câncer de próstata se vence com o diagnóstico precoce e os homens que já tiveram casos na família devem procurar o médico urologista a partir dos 45 anos de idade. Já aqueles sem esse histórico podem consultar esse especialista a partir dos 50 anos. Vale ressaltar que os exames de sangue e de imagem são complementares e não substituem o teste rápido, conhecido como exame de toque, pois trata-se do método mais assertivo e eficaz para a detecção de alteração da próstata”, concluiu Leila.

Tratamentos
A rede municipal de Saúde de Barueri dispõe de especialidades que podem acompanhar e prevenir o surgimento dessas doenças. Procure um posto de saúde mais próximo. Mais informações pelo telefone 4199-3100.