Temp

Campanha de busca à tuberculose está em curso em Barueri; fique atento aos sintomas

- 17 de setembro de 2019

De 9 a 23 de setembro está sendo realizada em Barueri a Campanha de Busca Ativa por Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose. Trata-se de uma ação muito importante, pois identifica pacientes com tuberculose, doença infecciosa e altamente transmissível que afeta principalmente os pulmões.

Pessoas que apresentam sintomas como tosse há mais de três semanas, perda de peso e sudorese ao entardecer precisam buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) o mais rápido possível para fazer o teste de escarro. “Pessoas com tuberculose pulmonar são transmissoras da doença, pois a contaminação ocorre por vias aéreas: a pessoa tosse e outra respira o bacilo”, alerta a responsável pelo Programa da Tuberculose em Barueri, Fabiana Aparecida dos Santos.

A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, mas quanto antes ele for iniciado, mais rápido ocorre a melhora e menor é o índice de transmissão. O tratamento dura seis meses e não deve ser interrompido um único dia, senão perde totalmente a eficácia, fazendo com que a doença retorne com mais força e os medicamentos percam sua ação. Se um morador da residência estiver com tuberculose, todos os outros devem se submeter ao exame.

Tuberculose aqui não
Além do suporte dado nas UBSs, Barueri conta com equipe especializada que realiza buscas ativas nas casas, levando a muitas detecções precoces. Além disso, o município dispõe de laboratório próprio e até do aparelho GeneXpert, que permite o teste rápido, emitindo diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. Com alta sensibilidade, o equipamento indica se o paciente possui resistência ao tratamento e diminui as chances de um laudo falso negativo.

Há anos as buscas ativas realizadas pela equipe de saúde da rede destacam-se na detecção e cura da doença, tanto que já recebeu vários prêmios pelo desempenho. O último foi entregue em março deste ano, durante o Fórum do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março (Leia mais AQUI). No final de setembro mais um prêmio deverá chegar ao município aludindo às ações realizadas no último ano.

Temp