Temp

Eficiência no tratamento da tuberculose rende prêmio a Barueri 

- 17 de outubro de 2017

O município de Barueri foi premiado pela qualidade nas ações de controle da tuberculose. O prêmio foi entregue durante o Fórum Anual da Tuberculose, que ocorreu no dia 25 de setembro em São Paulo. 

Por ano, são registrados mais de 100 casos da doença na cidade, que mantém uma média de 83% de cura nos tratamentos oferecidos pela rede pública municipal de saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. 

O Fórum foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo através da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica. O prêmio refere-se a ações realizadas no último ano.   

De acordo com Fabiana Ap. dos Santos, diretora de programas da Coordenadoria e Apoio da Secretaria de Saúde de Barueri, que recebeu a honraria, “a premiação é muito importante para todos os envolvidos no trabalho, pois mostra que estamos no caminho certo e representa um reconhecimento por esse esforço”. 

Estrutura completa 

Fabiana conta que Barueri possui equipe de atendimento à tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratório próprio e até o aparelho GeneXpert, que permite o teste rápido, emitindo diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. Com alta sensibilidade, o equipamento indica se o paciente possui resistência ao tratamento e diminui as chances de um laudo falso negativo. “Desta forma” – diz Fabiana – “conseguimos diagnóstico mais rápido, diminuindo a cadeia de transmissão e aumentando o empenho das equipes com o tratamento diretamente supervisionado nas buscas ativas”.  

Tuberculose no Brasil e no mundo 

De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2016 foram registrados 66,7 mil novos casos da doença no País, além de 12,8 mil casos de retratamento (pessoas que abandonaram o tratamento). No mundo, a tuberculose foi a doença que mais matou em 2015.  

O Brasil atingiu as metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à doença com três anos de antecedência. O coeficiente de mortalidade apresentou redução de 15,4%, passando de 2,6 casos a cada 100 mil habitantes em 2006 para 2,2 em 2015. Neste mesmo ano, o País registrou 4,5 mil mortes por tuberculose. Foi neste ano que o Brasil aderiu ao compromisso global de redução de 95% de óbitos e 90% de incidência da doença até 2035.