Dia de N. Sª da Escada: saiba o que abre segunda-feira

- 17 de novembro de 2016

No dia 21 de novembro (segunda-feira) é celebrada a padroeira de Barueri, Nossa Senhora da Escada. De acordo com o decreto municipal 8.281/2015, a data foi estabelecida como ponto facultativo e as repartições da Prefeitura de Barueri (incluindo o Ganha Tempo e as UBS) não terão expediente ou atendimento ao público.

O Sacolão e Mercado Municipal do Jardim Silveira (rua Margarida Tamacolde, 48) já costuma fechar às segundas-feiras. Entretanto, a Farmácia Municipal 24 horas, o Parque Municipal Dom José e o Parque Ecológico, bem como os cinco prontos-socorros da rede pública de saúde, funcionam normalmente.

Serviços de emergência prestados pela Guarda Municipal, Demutran e Defesa Civil permanecem sem interrupções neste feriado. Para casos de emergência o telefone é 153.

Nossa Senhora da Escada
Na época dos aldeamentos, os santos padroeiros não eram escolhidos aleatoriamente. Havia uma regra da Companhia de Jesus, determinando que as denominações de capelas, vilas e povoados deveriam receber o nome do santo do dia em que a primeira missa fosse rezada. E o aldeamento de Barueri teve Nossa Senhora da Escada como padroeira porque o jesuíta José de Anchieta rezou a primeira missa na capela em 21 de novembro de 1560.

A partir de 1561, os padres do aldeamento de Barueri passaram a realizar a procissão em louvor a Nossa Senhora da Escada. Foi a Companhia de Jesus que mandou trazer de Portugal a imagem da santa, hoje tombada pelo Comdephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Nossa Senhora da Escada foi oficializada como padroeira do município em 1967, com a aprovação da Lei 21/67.