Temp

Barueri celebra Dia da Consciência Negra com diversas atividades 

- 17 de novembro de 2017

Na cidade de Barueri, o Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado com uma série de ações capitaneadas pela Secretaria de Cultura e Turismo, que envolverão toda população e também contará com a participação de várias unidades educacionais que já vêm desenvolvendo atividades sobre o tema. O respeito à diversidade é marcante na cidade que, em março de 2003, através da Lei 1.399, criou a Semana da Consciência Negra e, alguns anos depois, através da Lei 1.639 (de 1 de março de 2007), instituiu o feriado municipal do dia 20 de novembro em comemoração ao Dia da Consciência Negra. 

Nacionalmente, esta data foi estabelecida em 9 de janeiro de 2003 e, a partir de então, o dia 20 de novembro passou a vigorar e ser comemorado, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo. A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. 

As atividades são todas gratuitas e contam com o apoio da Associação ANID – Ação Negra de Integração e Desenvolvimento e da LIESB – Liga das Escolas de Samba de Barueri. Mais informações, 4199-1600.

Confira a programação: 

Domingo (19/11), 10 às 17h 

Parque Municipal Dom José 

Cultura no Parque Especial 

Desfile de cabelos afro-brasileiros, turbantes, músicas, palestras e cortes de cabelos 

 

Segunda (20/11), a partir das 18h 

Teatro Municipal de Barueri  

Recepção: Capoeira - Grupo Luanda - Contramestre Flávio 

 

Exposição: Óleo sobre tela “Azul” de Beto Corradi e “Cultura de Raças” de Tânia Britto (Galeria de Artes até dia 27)  

 

Espetáculo musical: Duo Flutuart Piano e Flauta. Homenagem a compositores afro brasileiros (às 20h) 

 

Domingo 26/11, 14 às 21h 

Praça dos Estudantes (próximo à Câmara) 

Samba na Praça 

Temp Temp Temp