Temp

Museu celebra Dia de Nossa Senhora da Escada e 457 anos da Aldeia de Barueri  

- 17 de novembro de 2017

Em novembro, Barueri comemora, no dia 21, a festa da padroeira da Aldeia de Barueri, Nossa Senhora da Escada, oficializada em 1967 com a aprovação da Lei 21/67. A data foi estabelecida como ponto facultativo pelo Decreto 8.281/2015. 

Em celebração à data, o Museu Municipal está com uma exposição em homenagem à santa. Composta pelo seu acervo permanente, a exposição contém o busto do padre José de Anchieta com a imagem de Nossa Senhora da Escada, ossadas retiradas na época do trabalho arqueológico na Aldeia de Barueri e painéis com a localização da Aldeia. Serão agregadas também cópias de cartas da época do aldeamento, que retratam diversos assuntos sobre a Aldeia de Barueri. A exposição permanece até o dia 7 de janeiro de 2018. 

No início de sua formação o aldeamento de Barueri, que foi fundado por Jesuítas, teve sua primeira missa rezada na capela de Nossa Senhora da Escada, no dia 21 de novembro de 1560, o que tornou a santa padroeira da cidade que estava a nascer. No ano seguinte, os padres começaram a realizar procissões em louvor à santa, assim, a Companhia de Jesus mandou trazer a imagem de Nossa Senhora da Escada, hoje tombada pelo Comdephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). 

A capela da santa é um dos pontos históricos mais importantes da cidade, pois mostra à população as origens do município e tem o tombamento provisório pelo Comphic (Conselho de Patrimônio e Cultura de Barueri), conforme a Lei 1.059, de 25/08/1998. 

Visitação 

As visitas ao Museu (que fica na av. Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval) são gratuitas e podem ser agendadas para grupos. Os horários de visitação são das 9 às 20h (de terça-feira a sexta), e das 9h às 14h (sábados, domingos e feriados). Mais informações: 4198-5975. 

Temp Temp