Temp

Barueri é uma das cidades pioneiras a implantar a Base Nacional Comum Curricular em toda a rede

- 18 de fevereiro de 2020

Após três anos de intensos estudos, é implementada agora, no início deste ano letivo de 2020, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em toda a rede municipal de ensino. Barueri passa a ser referência para o processo de revisitação e reorganização das matérias didáticas. 

Desde o início de 2017, a Secretaria de Educação de Barueri, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), saiu à frente e deu início à implantação da Base Nacional Comum Curricular. 

De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental,Isabel Biondi, aquele movimento necessitou de um esforço coletivo. “Supervisores, gestores, professores e comunidade escolar participaram do processo, garantindo a transparência, a legitimidade e a credibilidade na revisão e adequação ao Plano de Referência da Educação Básica do munícipio de Barueri, de acordo com as diretrizes da BNCC”, comentou. 

Desde o anúncio pelo Ministério da Educação, a Secretaria de Educação - por meio das Coordenadorias de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e em parceria com o Departamento de Apoio Pedagógico - orientou que todas as escolas iniciassem os estudos da BNCC.  

Os estudos intensos prosseguiram durante todo o ano letivo, quando em dezembro do mesmo ano, no dia 20, o Ministério da Educação homologou a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental). 

Para a secretária de Educação, Flávia Moreno, as ações, iniciadas em 2017 e finalizadas em 2019, foram muito importantes. “Os conhecimentos adquiridos pelos educadores do município de Barueri ao longo de sua prática, os instrumentos elaborados, os planejamentos feitos, as atividades realizadas, tudo isso significa a legitimação de um saber coletivo, em que foi possível dar identidade educacional, dando sentido a cada escola para a construção de uma educação pública de qualidade e equidade”, disse. 

A implantação da BNCC, que estabelece as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos - ano a ano - garante às crianças e aos jovens do município o direito à aprendizagem e a oportunidade de os pais acompanharem as condições promovidas pela escola para que o desenvolvimento possa, realmente, se efetivar na educação em Barueri. 

O que é a BNCC? 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estando orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 

Os marcos legais que embasam a BNCC, aprovada em 2017 pelo MEC, são:  Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - promulgado em 1990; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei  9.394/1996); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (homologada em 2010) e Plano Nacional de Educação (PNE – 2014). 

Temp Temp Temp Temp