#Miranadengue: Agentes da Zoonoses realizam mutirão no Engenho Novo

- 18 de fevereiro de 2020

No último sábado (dia 15), 30 agentes de combate a endemias da Diretoria Técnica de Zoonoses de Barueri realizou um mutirão no bairro do Engenho Novo, mais especificamente na Vila São Silvestre. Os agentes percorreram as casas identificando possíveis criadouros do mosquito.

Nesse mutirão, que foi das 9h às 14h, foram visitadas cerca de 615 casas e distribuídas 58 telas para proteção de caixa d’água. De acordo com a Vigilância em Saúde, mais mutirões como esse estão sendo programados para março em outras regiões da cidade, de acordo com os levantamentos técnicos da dengue.

Esse tipo de ação acontece o ano todo no município, mas os mutirões aos sábados têm o objetivo de alcançar aquelas pessoas que não são encontradas em casa durante a semana, além de ampliar a conscientização sobre as arboviroses.

Os agentes orientam as famílias com relação aos ambientes mais favoráveis para as larvas do Aedes aegypti, mosquito que transmite não apenas a dengue, mas Zika vírus, chikungunya e febre amarela. Eles vistoriam os cantos mais propensos para acúmulo de água parada, entregam materiais informativos, tiram dúvidas e indicam as melhores formas de se proteger.

Os agentes também fizeram Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que consiste na coleta de amostras para que sejam analisadas e, assim, se identifique se é mesmo o Aedes aegypti e como está a infestação em cada bairro.

Semana de mobilização
O mutirão seguiu-se à 1ª Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti, que aconteceu de 10 a 14 de fevereiro. Todas as Secretarias e órgãos municipais de Barueri realizaram diferentes eventos junto aos seus públicos e comunidades, buscando mostrar formas de prevenir a dengue, bem como a importância da união de forças entre poder público e sociedade na luta contra o mosquito Aedes.

Cuidado com o golpe
A Prefeitura de Barueri tem advertido os munícipes, especialmente empresários, que há pessoas se passando por agentes públicos da Vigilância Sanitária dizendo que o estabelecimento se encontra irregular e cobrando valores. Diante de tal situação, ligue para a Vigilância em Saúde de Barueri (11) 4163-1049 para confirmar a veracidade.

Temp Temp Temp Temp